Skip to main content

Escravidão moderna é o nome que se dá quando uma pessoa é explorada e obrigada a realizar atividades contra a sua vontade para benefício de terceiros. Normalmente, as práticas incluem trabalho e casamento forçados, servidão por dívidas, escravidão por descendência e servidão doméstica.

No Brasil, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo em 28 de janeiro, reforçando a lembrança de uma história recente de tráfico e exploração de negros e indígenas que eram vendidos como se fossem propriedades. Atualmente, estamos amparados pelo Código Penal Brasileiro que proíbe a venda de pessoas como mercadoria, no entanto, a escravidão moderna encontrou outras maneiras de ilegalmente existir.

Como acontece a escravidão moderna?

Dados recentes sobre a escravidão moderna, divulgados em 2022 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), revelam que 50 milhões de pessoas foram escravizadas mundialmente em 2021. Dentre elas, “28 milhões de pessoas realizavam trabalho forçado”.

Alguns dos fatores que aumentam estes números são a pobreza e a falta de oportunidade de emprego. Recentemente, a pandemia também impulsionou a exploração, visto que muitas pessoas ficaram presas em outros países e perderam seus empregos. Com a necessidade de um equilíbrio financeiro, ficaram suscetíveis ao trabalho análogo à escravidão e aos tráficos.

A escravidão moderna gera lucros de mais de 150 milhões de dólares por ano e está presente em praticamente todos os países do mundo, tanto os desenvolvidos quanto os subdesenvolvidos, mas principalmente naqueles com renda média-alta.

Mulheres e crianças são as vítimas mais vulneráveis e o maior responsável pelos crimes é o setor privado.

A arte imita a vida

Uma das formas de entender o impacto dessas ações criminosas na sociedade é por meio de conteúdos audiovisuais, como filmes e podcasts. Conheça três materiais que abordam a escravidão moderna.

1. A Mulher da Casa Abandonada

Em 2022, o podcast A Mulher da Casa Abandonada ficou conhecido pela narração do repórter Chico Felitti, que investiga a vida de Margarida Bonetti, também conhecida como Mari no bairro de Higienópolis, em São Paulo.

Margarida se mudou para os Estados Unidos na década de 1970, mas voltou 20 anos depois, foragida da polícia federal americana por ser acusada de escravizar a empregada doméstica brasileira que havia se mudado para o país, mudou junto de Margarida e seu marido, Renê Bonetti.

2. Projeto Querino

O Projeto Querino é um podcast também lançado em 2022 como comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil. O objetivo é discutir a História para explicar o Brasil que vivemos hoje.

O jornalista Thiago Rogero, em parceria com o Instituto Ibirapitanga e a Rádio Novelo, realizou pesquisas, viagens e entrevistas em busca de histórias inéditas sobre o Brasil escravocrata.

3. Medida Provisória

Em Medida Provisória, filme dirigido por Lázaro Ramos e lançado em 2022, vemos a representação de um futuro distópico, em que o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga a mudança de cidadãos negros para a África, com o objetivo de “reparar” os erros do passado escravocrata.

Além de falar sobre a escravidão, se aprofunda em outros temas, como a xenofobia e o preconceito racial.

 

Você já escutou algum desses podcasts ou chegou a assistir ao filme? Acesse as nossas redes sociais e compartilhe as suas reflexões sobre o tema!

Deixar comentário