Skip to main content

A trajetória de Lucas Lelis é uma história que evidencia o poder transformador da Educação. Nascido e criado na Tijuca (zona norte do Rio de Janeiro), desde novo contou com o apoio de sua família e seguiu o exemplo de seus irmãos. Lucas é o caçula da família e, durante sua juventude, viu eles se formarem nos estudos. Inclusive, sua conexão com o Ismart é especial: seu irmão já foi um bolsista do Instituto e foi isso que o motivou a conquistar sua vaga no Projeto Alicerce.

Com isso, Lucas, desde novo foi muito esforçado: por dois anos viveu uma dupla jornada de estudos, entre o ensino fundamental e o curso preparatório do Ismart. No ensino médio aproveitou oportunidades, participou do grêmio estudantil, de olimpíadas, atividades voluntárias e muito mais!

Recentemente, conquistou duas bolsas de estudo no exterior e hoje ele estuda Economia na Universidade de Chicago.

Confira a entrevista de Lucas e inspire-se com essa linda história:

Nos conte um pouco da sua história, de onde veio, quem são seus pais e sua trajetória.

Sou Lucas Lelis, nascido e criado na Tijuca, no Rio. Meu pai é taxista e minha mãe teve alguns empregos corporativos, mas está procurando uma recolocação no mercado há alguns anos. Sou o mais novo de 3 irmãos, meu irmão mais velho tem 23 anos e minha irmã mais velha tem 25. Ela se formou em Direito na UFRJ esse ano e meu irmão, que chegou a passar pelo Ismart, se formou recentemente na Escola Naval.

Fiz meu Ensino Fundamental II no Colégio Pedro II no Rio e participei do Projeto Alicerce, no qual, por dois anos, fiz dupla jornada. De manhã estudava no Colégio de São Bento no curso preparatório no Centro do Rio de 7:30 às 11:30 e depois ia para a minha aula no Colégio Pedro II em São Cristóvão, onde estudava de 13h às 18h.

Depois de dois anos com essa rotina, passei para o Colégio de São Bento no Ensino Médio. Participei de diversas atividades extracurriculares no EM, como voluntariado, grêmio estudantil e olimpíadas científicas. No segundo ano fiz um curso de verão de liderança na Universidade de Notre Dame nos EUA com uma bolsa integral do Ismart e no terceiro ano fiz um curso de verão de finanças na Wharton Business School na Universidade da Pensilvânia. No terceiro ano apliquei para as faculdades americanas com a ajuda da BRASA, Oportunidades Acadêmicas da Education USA e do Prep Estudar Fora da Fundação Estudar. Passei com bolsas de estudo integral para a Universidade da Pensilvânia e para a Universidade de Chicago, onde estudo Economia e irei trabalhar em finanças com Investment Banking.

Em relação ao seu desenvolvimento pessoal, como foi a experiência de ser um Bolsista Ismart? 

Foi muito importante poder contar com uma rede de apoio e ter contato com outros alunos de baixa renda que procuravam oportunidades acadêmicas.

Você participou de qual projeto? Como funcionou?

Fiz meu Ensino Fundamental II no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro) e participei do Projeto Alicerce, no qual, por dois anos, fiz a dupla jornada. De manhã estudava no Colégio de São Bento no curso preparatório para o ensino médio no Centro do Rio, das 7h30 às 11h30. Depois ia para a minha aula no Colégio Pedro II em São Cristóvão, onde estudava das 13h às 18h. Depois de dois anos nessa rotina, passei para o Colégio de São Bento, onde fiz meu Ensino Médio através do Projeto Bolsa Talento.

De que forma a vivência em uma escola de excelência influenciou nas suas escolhas profissionais?

Poder conviver com alunos, bolsistas ou não, que tinham conhecimento e acesso a uma instituição de excelência  permitiu expandir meus horizontes, com relação a quanto eu poderia alcançar e onde poderia chegar.

Qual seu Sonho Grande? Quanto falta para realizá-lo?

Meu Sonho Grande é poder dar à minha família uma situação mais confortável, experiências únicas e, no futuro, poder contribuir para a formação e financiamento de bolsas de outros jovens de baixa renda de backgrounds menos favorecidos.

Você enxerga que a sua experiência no Ismart afetou a vida das pessoas à sua volta? De que forma?

A vida da minha família mudou muito com a minha participação no Ismart. Eles também conseguiram ver, financeiramente, um horizonte mais  promissor no futuro. Além disso, a convivência com histórias de superação de outros jovens nos permitiu repensar o futuro de nossa sociedade também.

Qual conselho você deixa para as pessoas jovens que se inspiram na sua trajetória?

É importante que você seja curioso. Além disso, lembre-se: nunca se é jovem demais para ter perguntas sobre o futuro. Se você só tem 10 anos de idade mas pensa em estudar no exterior, pesquise as formas de alcançar esse caminho. Se você tem interesse em alguma área acadêmica, pesquise e tente descobrir se há oportunidades além das apresentadas a você de se envolver nessas áreas. Ser curioso vale muito a pena.

E para o futuro, quais são seus sonhos e desejos? Qual a sua contribuição para transformar a vida das pessoas e contribuir com um mundo melhor?

Meus sonhos e desejos são poder prover à minha família uma situação mais confortável e poder trazer impacto na vida de outros jovens negros, de baixa renda e de backgrounds desfavorecidos através de bolsas de estudos e oportunidades educacionais. Já tento me tornar acessível às pessoas que são curiosas sobre a minha jornada e que eu poderia ajudar com conversas ou conselhos e espero no futuro poder mentorar outros jovens também.

O Ismart contribuiu em muitas Histórias de Sucesso!

O Lucas está trilhando um lindo caminho. Para conhecer a experiência de outras pessoas que inspiram a seguir seus sonhos e usar a Educação como ferramenta, leia mais Histórias de Sucesso no portal do Ismart! Aproveite também para informar-se sobre nossos projetos educacionais.

Deixar comentário