Skip to main content

Hoje, o “Histórias de Sucesso” traz mais uma jornada inspiradora para te incentivar a Sonhar Grande: vem conhecer o Victor Gabriel Marques!

 

Victor tem 18 anos e é de São Paulo, vem de uma família de origem nordestina e tem 7 irmãos. Sua trajetória até aqui envolveu muitos desafios, principalmente financeiros, com o jovem tendo que trabalhar desde cedo para ajudar a família, encabeçada pela mãe solo Lucinda Marques. 

Em 2019, o estudante passou a fazer parte do Ismart Online. No programa, além do desenvolvimento pessoal e acadêmico, teve contato com a área de Tecnologia e descobriu nela sua paixão. Hoje, Victor estuda no renomado Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), onde conquistou uma bolsa de estudos integral, mais um de vários (!) passos que dá em direção a realizar seu sonho grande de usar a tecnologia para contribuir com o desenvolvimento humano e social. 

Confira a entrevista com Victor Gabriel Marques – e se inspire!

 

Como foi sua história até aqui?

Tenho 18 anos e sou de São Paulo. Eu venho de uma família tradicional nordestina e sou o 6º filho, de um total de 8, da minha mãe, a Lucinda Marques. Por falar nela, não tem como deixar passar o fato de que ela nos criou sempre sozinha, fazendo o papel de mãe e pai durante todo o tempo. Ela nasceu e cresceu numa cidade do interior do Ceará, chamada Tauá. Após se formar, ela percebeu que a vida dos meus avós era muito dura em Tauá, pois ambos trabalhavam na roça, por essa razão, decidiu se mudar para São Paulo – e trazer os meus avós também -, pois ouvia boatos de que a cidade era a melhor opção para quem quisesse ganhar dinheiro.

Depois de se mudar, minha mãe trabalhou em diversos lugares e com diversas funções, como balconista, caixa e, até mesmo, gerente em uma padaria. E foi em São Paulo que ela estruturou a sua vida. Conheceu pessoas. Teve filhos. Trabalhou muito. Mas, mesmo que tenha conseguido pequenas conquistas, a vida aqui na capital nunca foi fácil para ela, uma vez que tinha que trabalhar para sustentar ela e todos os seus filhos, sempre sozinha. Sendo assim, minha mãe já enfrentou a fome, a falta de apoio familiar, a falta de renda, o desemprego e muitas outras coisas. Mas, o que ela sempre manteve em mente foi o seu principal objetivo: nunca, nunca mesmo, nos abandonar e nos impossibilitar de fazer aquilo que gostávamos.

Com isso, nasci e cresci num ambiente de poucas facilidades, mas de muito amor. Estudei em escola pública municipal durante toda a minha infância, mas isso foi o menor dos empecilhos para o meu objetivo: focar completamente nos estudos para mudar a vida da minha família e, em especial, da minha mãe, além de fazer aquilo que tanto sonhava (e ainda sonho): me tornar alguém que seja capaz de impactar o mundo! Portanto, durante meu ensino fundamental me dediquei ao máximo para tirar boas notas, assistir a todas as aulas, ser participativo e, sobretudo, absorver todo o conteúdo que pudesse.

Quando cheguei na quinta série, percebi que poderia ajudar minha mãe de outra forma também: vendendo os seus doces caseiros na rua, de modo a ampliar os seus clientes e o nosso dinheiro mensal. E foi assim durante todo o ano de 2015, de manhã eu ia para a escola e de tarde vendia os doces para a minha mãe, entregando todo o dinheiro para ela, mesmo que ela quisesse que eu ficasse com alguma parte. Desse ano em diante, não pude mais vender os doces todo dia, haja vista que comecei a estudar de tarde. Então, durante a semana eu estudava e, no sábado e no domingo, saía para as vendas! No 9º ano, comecei a trabalhar numa padaria local, perto de casa, para ajudar ainda mais a minha mãe.

E, falando sobre o 9º ano, foi nesse ano (2019) que conheci o Ismart e o Instituto Federal, duas instituições completamente relacionadas com o meu objetivo de vida. Com isso, prestei o processo seletivo das duas! No Instituto Federal, fui aprovado em primeiro lugar para cursar o ensino médio e técnico em Redes de Computadores e, no Ismart, fui aprovado para fazer parte do Ismart Online, a comunidade mais incrível que já conheci em toda a minha vida!

Com essas aprovações, pude ver a minha mãe aliviada e muito feliz, já que ela sempre me motivou a continuar estudando, pois acreditava tanto no meu sonho quanto eu. E foi com essa união que concluí os meus três anos de ensino médio, período de muitas experiências, conquistas e aprendizados. Período, inclusive, no qual decidi a minha carreira dos sonhos e a área que queria cursar – Tecnologia da Informação. Tudo isso graças ao meu curso técnico, mas, principalmente, graças ao Ismart, com a Trilha Tech da Alura, as missões e o hackathon!

Acerca da importância do Ismart para a escolha da minha carreira, eu fui impactado pelas experiências que obtive durante toda a minha participação na Trilha Tech, seja pelos mais de 20 cursos que finalizei na Alura, seja pela minha experiência no Hackathon 2021, onde recebi a primeira colocação, e no Hackathon 2022, onde fiquei na terceira colocação. Essas oportunidades me fizeram mergulhar de cabeça no mundo da tecnologia, pois fugiram da teoria (a qual vivenciei no meu curso técnico) e mostraram na prática como o mundo digital é, o que me inspirou e me motivou a seguir na área. Além disso, foi a partir dessa experiência que consegui muitas certificações, me interessei por muitos outros cursos, participei da OBI (ficando na posição 161, entre mais de 10 mil participantes, mesmo sem muito tempo para me preparar, já que trabalhava e estudava durante o período da competição), participei de inúmeros bootcamps, fiz inúmeros projetos, entre muitas outras coisas.

Também foi nesse período que consegui uma vaga de estágio numa empresa de Consultoria de Qualidade, a V2 Consulting. Inicialmente, entrei como auxiliar nos processos de monitoria de qualidade, mas antes mesmo de completar 5 meses na empresa, fui aprovado num processo seletivo interno para trabalhar na área de Desenvolvimento de Serviços e Tecnologias. Nessa experiência, a qual teve fim em dezembro de 2022, sempre fui reconhecido por muitas das habilidades que conquistei no Ismart, como: a proatividade, uma vez que desenvolvi, por iniciativa própria, um sistema de automação para melhorar processos repetitivos da empresa, haja vista que meu trabalho era prestar suporte e sugerir melhorias para o software da empresa; o autoconhecimento, a gestão do tempo, a criatividade e muitas outras “soft skills”, como chamamos nas missões do Ismart.

Além do mais, vale ressaltar que fui promovido para essa área devido, em grande parte, aos conhecimentos técnicos que obtive na Trilha Tech da Alura, também possibilitada pelo Ismart. A minha tutora, carinhosamente apelidada de “Dai”, me apresentou o Inteli, um instituto inovador que forma jovens talentos para trabalharem como líderes da área de tecnologia. Ou seja, um instituto com a cara do meu grande sonho! Logo, prestei o processo seletivo, junto com o processo de bolsa, e consegui ser aprovado e receber uma bolsa integral para cursar Sistemas de Informações nesse fantástico Instituto.

Como disse antes, a minha trajetória e a trajetória da minha mãe não foram muito boas, sendo cruéis grande parte do tempo. Por isso, quando recebemos essa notícia nós só fizemos uma coisa: chorar e chorar por muito tempo. Foi a primeira vez que vi minha mãe chorando tanto por alguma coisa boa!

Em relação ao seu desenvolvimento pessoal, como foi a experiência de ser um Bolsista Ismart?

O Ismart possibilitou muitas experiências sensacionais. Entre elas, destaco a oportunidade de me relacionar com uma comunidade fantástica, repleta de talentos e pessoas incríveis, as quais me ensinaram muito sobre como lidar com o caos do ensino médio e, sobretudo, as quais me ajudaram a permanecer constante na realização do meu sonho.

Ademais, também melhorei importantes habilidades emocionais, tratadas como “soft skills” pela comunidade Ismart, as quais me tornaram uma pessoa melhor, seja como aluno, como filho ou como profissional. O Ismart também me capacitou com importantes habilidades técnicas, as “hard skills”, as quais me ajudaram a enfrentar grandes problemas da minha vida, além de que me fortaleceram para viver e aprender sobre o “mundo tech”.

De que forma a vivência o contato com educação de excelência influenciou nas suas escolhas profissionais?

Pude absorver habilidades significativas, tanto emocionais quanto técnicas, para lidar com a situação do mundo – avanço ininterrupto da tecnologia da informação – e, em especial, para transformá-lo, haja vista que tais habilidades me qualificam para ser um criador da tecnologia, para além de um usuário passivo. Com isso, essa vivência me fez entender que o meu objetivo profissional é atuar justamente no ramo de Tecnologia da Informação.

Qual seu Sonho Grande?

O meu Sonho Grande é me desenvolver na área de Tecnologia da Informação, de modo que possa impactar as pessoas com criações tecnológicas que visem o bem-estar humano, o desenvolvimento social e a garantia de direitos básicos – como a inclusão digital. Além disso, esse sonho provém do meu desejo de mudar a vida da minha família, já que reconheço que a minha formação acadêmica e, por conseguinte, a minha evolução profissional são a chave para que isso aconteça.

Atualmente, acredito que eu esteja no caminho certo para a concretização de tal objetivo, uma vez que, com a minha vontade de aprender cada vez mais sobre a área de tecnologia, com a bolsa integral para estudar no Inteli e com a instrução que o Ismart me privilegiou, restam apenas a finalização da graduação na área (além das especializações posteriores) e a construção de uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.

Curtiu a entrevista com o Victor? Confira outras Histórias de Sucesso aqui no Blog do Ismart!

Você enxerga que a sua experiência no Ismart afetou a vida das pessoas à sua volta?

Com certeza! Sempre que falo do Ismart para as pessoas, principalmente para os alunos da escola onde fiz meu ensino fundamental, todas se encantam! Por meio de conversas sobre o Instituto, pude incentivar muitas dessas pessoas a prestar o processo seletivo do Projeto Alicerce e do Projeto Bolsa Talento.

Além disso, acompanhei de perto o quanto a minha evolução – apoiada pelo Ismart – influenciou muitos dos meus colegas a evoluírem academicamente, seja para passar no processo seletivo, seja para conseguir outras oportunidades.

Com a transformação que o projeto proporcionou na minha vida, é indubitável o impacto na minha família, uma vez que motivei um dos meus irmãos a entrar na faculdade no ano de 2023, dei esperança para a minha mãe de que nossa vida mudará e incentivei minhas irmãs caçulas a prestarem o processo seletivo quando estiverem no 9º ano.

Qual conselho você deixa para as pessoas jovens que se inspiram na sua trajetória?

Parece clichê, mas o que eu tenho a falar é: a vida pode ser bem cruel, muitas vezes sem piedade, e nessas situações a melhor coisa que podemos fazer é seguir em frente. Pode ser difícil, mas quando temos um objetivo, um desejo, um sonho grande tornamos o processo um pouco mais fácil, uma vez que isso nos dá um propósito para enfrentar todos os grandes desafios da nossa jornada. 

Além disso, quando unimos o nosso sonho grande à participação em alguma comunidade, percebemos que não estamos mais sozinhos nessa jornada, que temos pessoas que se importam com nossa evolução e, especialmente, que temos apoio. O conselho que dou é justamente seguir a sua jornada para a concretização do seu objetivo de vida, mas sempre acompanhado de pessoas especiais, as quais te apoiarão em cada etapa.

E para o futuro, qual a sua contribuição para transformar a vida das pessoas e contribuir com um mundo melhor?

Pretendo solidificar a minha carreira na área de Tecnologia, de modo que trabalhe com a construção de sistemas que contribuam para o desenvolvimento humano e tecnológico. Além disso, almejo realizar um doutorado na área, o que ampliará o meu conhecimento e abrirá novas oportunidades de trabalho – tanto estrangeiras quanto nacionais.

Acredito que a minha contribuição está fundamentada justamente na construção de tecnologias que ampliem e que assegurem os direitos humanos fundamentais, como a inclusão social, a inclusão digital, a acessibilidade e a segurança. A título de exemplificação, liderei a construção da aplicação Web Cyber Security Information, que disponibiliza, de maneira acessível, conteúdos sobre um tema elitizado – a segurança cibernética. Essa aplicação dispõe artigos teóricos – escritos de maneira acessível -, tutoriais práticos – disponíveis em diversos formatos – e ferramentas gratuitas para a proteção pessoal na internet, além de fazer uso de tecnologias assistivas e de técnicas de desenvolvimento que colaboram para a acessibilidade na web.

Sabia que o Processo Seletivo 2024 está com inscrições abertas? Conheça mais sobre os projetos do Ismart e inscreva-se clicando aqui.

One Comment

  • Davi Garcia disse:

    Uma história inspiradora!
    Merecedor de todo esse sucesso, e com certeza, terá muitos outros!!

Deixar comentário