Skip to main content

Devido ao Processo Seletivo Ismart 2024 aberto para jovens de baixa renda residentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São José dos Campos, Cotia ou Sorocaba, trouxemos três histórias de sucesso de alguns de nossos alunos bolsistas que fizeram parte dos programas Ismart.

Histórias de sucesso

O Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) existe desde 1999 com a missão de identificar jovens dedicados, entre 12 e 15 anos, que acreditam que a educação transforma seus sonhos em realidade.

Atualmente, o Instituto conta com mais de 3.000 alunos ativos, com acesso a programas que garantem uma jornada de estudos em escolas particulares e diversas iniciativas de desenvolvimento pessoal e acadêmico e orientação profissional.

Dentre tantos estudantes que já passaram por aqui, Lucas Lelis, Patrícia Aguiar e João Marco Barros compartilharam um pouco de suas histórias de sucesso com a gente. Vem conferir!

Abrindo portas em terras estrangeiras

O carioca Lucas Lelis estudou os anos finais do ensino fundamental e todo o ensino médio como aluno bolsista nos programas Alicerce e Bolsa Talento.

Durante os dois últimos anos no ensino fundamental realizou uma dupla jornada de estudos, na qual, pela manhã, participava do curso preparatório do projeto Alicerce no Colégio de São Bento e, à tarde, assistia a suas aulas regulares no Colégio Pedro II em São Cristóvão.

Enquanto finalizava o EF, passou em mais um Processo Seletivo Ismart e fez parte do projeto Bolsa Talento. Assim, estudou os três anos do ensino médio em uma escola particular parceira do Instituto, se preparando para as aplicações em universidades fora do país.

No segundo ano do EM, vivenciou sua primeira experiência no exterior: entrou para um curso de verão sobre liderança na Universidade de Notre Dame, nos EUA, com uma bolsa integral do Ismart e, na mesma época do ano seguinte, fez um curso de finanças na Wharton Business School, pertencente à Universidade da Pensilvânia.

Em sua entrevista para o Ismart, Lucas diz que, em sua vivência como bolsista, “foi muito importante poder contar com uma rede de apoio e ter contato com outros alunos de baixa renda que procuravam oportunidades acadêmicas”.

Hoje, ele estuda Economia na Universidade de Chicago com bolsa de estudo integral e pretende trabalhar na área de finanças com Investment Banking.

A descoberta de um novo mundo

Patrícia Aguiar foi selecionada no Processo Seletivo Ismart 2006 como bolsista no projeto Bolsa Talento e, mais tarde, também fez parte do Projeto de Ensino Superior.

Sua família se mudou da Bahia para São Paulo em busca de melhores condições antes de seu nascimento. Morando em Taubaté, começou a trabalhar desde nova, com idade entre 13 e 14 anos, para ajudar nas despesas da casa. Quando o Ismart passou pela sua escola anunciando a abertura de novas oportunidades, viu a chance de transformar a sua vida e a de sua família.

Em um bate-papo com o nosso time de especialistas, Patrícia nos contou: “se não eu tivesse contato com o Ismart, talvez não tivesse conseguido realmente ir para São Paulo e estudar na Universidade de São Paulo (USP). O Ismart então veio para, de fato, viabilizar os meus estudos em São Paulo e eu sou eternamente grata por isso”.

Frequentou o ensino médio no colégio da Embraer. Nesse período, descobriu que existia a possibilidade de estudar fora da cidade onde morava, além de alterar a percepção do mundo, das pessoas, das relações e a forma como pensa e olha para si.

Para ela, a terapia em grupo e a tutoria do Ismart foram essenciais para a escolha do curso superior, já que estava na dúvida entre Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Optando pela Engenharia Ambiental, hoje Patricia Aguiar já é formada e ocupa uma posição de destaque no mercado de trabalho.

Está tudo bem parar, pensar e planejar

João Marco Barros nasceu em São José dos Campos, fez parte do projeto Alicerce e hoje, com 23 anos, trabalha como Engenheiro de Software no time de Privacidade da Google, na sede da Alemanha.

Ao nos contar sobre a sua história de sucesso como um aluno bolsista Ismart, ele revela que o seu primeiro contato com a tecnologia aconteceu aos 10 anos, quando montou o seu primeiro robô e teve certeza de que era aquilo que gostava de fazer.

Como integrante do Alicerce, recebeu todo o suporte para se preparar para oportunidades em escolas de excelência e, assim como Patrícia, fez o ensino médio no colégio Embraer. Nessa época, pôde aflorar o seu lado empreendedor e participou do Projeto d’Vinci lecionando para jovens do ensino público. Ainda nesse período, fundou a sua própria ONG junto de alguns amigos, a IUPI, conectando pessoas que pudessem contribuir com projetos independentes.

No terceiro ano do ensino médio, recebeu uma bolsa de verão na universidade de Yale, nos EUA, para aprender mais sobre Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação. Em 2017 iniciou o curso de Engenharia da Computação na USP.

Devido ao início da pandemia, em 2020, voltou para a casa dos pais e realizou trabalhos remotos para startups dos Estados Unidos como programador, construindo e desenvolvendo os primeiros produtos das empresas.

Ao refletir sobre os impactos no seu desenvolvimento pessoal junto do Ismart, João disse: “ser bolsista Ismart foi, sem dúvidas, a etapa mais importante da minha jornada, pois sem uma educação que me ajudasse a construir um alicerce sólido, jamais teria conseguido começar a construir a escada que estou subindo hoje. O Instituto me ajudou a consolidar valores muito importantes e me auxiliou em momentos relevantes da minha jornada, oferecendo suporte psicológico e facilitando diversas oportunidades que anteriormente seriam intangíveis para aquele garoto de bairro periférico de São José dos Campos”.

Além disso, ele reforça que aprender com os erros é parte fundamental da jornada, já que nos torna mais resilientes para os próximos desafios, e deixa uma mensagem: “está tudo bem parar, pensar, planejar, mas desistir nunca é uma opção quando você tem um sonho!”

 

Gostou de saber sobre as incríveis histórias de nossos alunos bolsistas e está pronto(a) para fazer acontecer o seu sonho grande? Então corre porque ainda dá tempo de fazer a sua inscrição no Processo Seletivo Ismart!

Deixar comentário