Skip to main content

Manter o hábito da leitura fora das aulas e dos estudos traz bons resultados para a sua rotina, além de melhorar o raciocínio e o desenvolvimento de novas habilidades.

Graças à leitura de ficção, conhecemos novos países, culturas e outros mundos sem desviar o caminho do ônibus no trajeto até a escola ou de volta para casa. Por isso, neste artigo, vamos te contar alguns dos benefícios do hábito da leitura (e, como bônus, indicaremos alguns livros!)

Como ler ajuda o seu cérebro?

Nos anos mais intensos da pandemia, o livro foi um dos melhores amigos de pessoas em todo o mundo. Entre lives e streamings, a leitura veio como uma terceira possibilidade de entretenimento e acesso à informação.

A Universidade de Sussex realizou um estudo em 2009 sobre os benefícios do hábito da leitura e constatou que essa prática pode reduzir o estresse em até 68%. Ler estimula a imaginação e permite a fuga do dia a dia para um mundo cheio de novas perspectivas, tornando-se uma forma de conseguir motivação para realizar grandes sonhos.

Além disso, o hábito da leitura trabalha a criatividade por meio da riqueza de detalhes dos personagens, dos diálogos e dos ambientes. Esse exercício também contribui para a prevenção de doenças neurodegenerativas, como a demência e o Alzheimer.

Criando o hábito da leitura

Para desenvolver esse hábito, comece com pequenas histórias de diferentes gêneros, como as crônicas e os contos, até entender qual é o seu tipo preferido de leitura. Esses estilos proporcionam um contato mais rápido e dinâmico, além de ter ótimos autores pela internet, como o poeta Lucão e a escritora Ana Holanda.

E que tal juntar os amigos para estabelecer metas de leitura àquele livro do vestibular ou para lerem uma história mais tranquila enquanto dão um respiro nos estudos? Vocês podem se reunir em um dia da semana para discutir sobre a obra, seus personagens preferidos e as reflexões que apareceram pelo caminho, deixando a leitura mais prazerosa e divertida.

Caso não tenha certeza se aquela leitura será interessante, comece pelo prefácio antes de comprar o livro ou pesquise por materiais complementares, como resenhas no Google ou no YouTube. Assim, você entende qual é o ritmo da obra e tem uma visão geral dos temas abordados pelo(a) autor ou autora.

Para ajudar a tornar rotineiro o hábito da leitura, o Ismart tem três indicações que vão abrir um mundo de possibilidades para você se destacar nos estudos!

Alguns livros para se aventurar

1. O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams

Essa é uma série de livros criada pelo autor Douglas Adams repleta de aventuras pelo espaço. Um britânico e seu amigo conseguem escapar da destruição da Terra pegando carona com alienígenas. Prepare-se para uma leitura reflexiva sobre quem somos e por que estamos aqui!

2. Jogador Nº 1, de Ernest Cline

O romance futurista de Ernest Cline, que deu origem a um filme de mesmo nome, se passa em 2044, uma época de muita pobreza, destruição e crises energéticas. Semelhante ao metaverso, os personagens da história vivem em uma realidade paralela, o OASIS, como forma de economizar os recursos naturais da Terra e evitar a poluição.

3. Neuromancer, de William Gibson

Essa é umas das ficções cyberpunk mais populares, e serviu como inspiração para o filme Matrix. Criada por William Gibson e publicada em 1984, o livro trouxe os primeiros conceitos sobre inteligência artificial e ciberespaços.

 

Se você é um(a) estudante dedicado, tem o sonho de estudar em outro país e gosta de aprender coisas novas, venha fazer parte do Processo Seletivo Ismart 2024 e esteja pronto(a) para ver como a educação transforma vidas!

Deixar comentário