Skip to main content
Blog

Com 11 mil candidatos, Ismart encerra inscrições para processo seletivo

* Post atualizado às 17h do dia 7/7/15 para correção nas datas de provas em Cotia e em Sorocaba.

O Ismart encerrou o prazo para inscrições no processo seletivo com aproximadamente 11 mil candidatos. Agora, os participantes têm até as 23h59 da sexta-feira, 3 de julho, para realizar o teste online – uma prova com questões objetivas de português e matemática que é considerada a primeira fase da seleção. O resultado desta etapa será divulgado em 7 de julho.

Após o teste online, os candidatos passarão por mais quatro fases: prova presencial, entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo. Todas as etapas são eliminatórias.

Neste ano o Ismart oferecerá até 200 bolsas de estudo integrais em escolas particulares de excelência nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Cotia e Sorocaba. Alunos matriculados no 7º ano e no 9º ano do ensino fundamental concorrem às vagas.

+ EDUCADOR: CONHEÇA O ‘GUIA PRÁTICO PARA A SELEÇÃO DO ISMART’

O resultado da fase online será publicado no site do Ismart, na seção Blog, e também no sistema de inscrição. O candidato poderá acessar usando seu nome completo, data de nascimento e e-mail cadastrados. Somente os estudantes que conseguirem notas acima dos critérios mínimos estabelecidos pelo Ismart passarão para a próxima fase.

Os participantes também podem conferir abaixo as datas de aplicação da prova presencial – composta por questões objetivas de português e matemática e um teste de potencial de aprendizagem.

+ VEJA QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES

Alicerce

– Rio de Janeiro: prova em 19 de julho, na Escola Municipal Orsina da Fonseca (Rua São Francisco Xavier, 95 – Tijuca)
– São José dos Campos: prova em 1º de agosto, no Colégio Poliedro (Rua Irmã Maria Demétria Kfuri, 700 – Jardim Esplanada)
– São Paulo: prova em 9 de agosto, na Unip Vergueiro (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso)

Bolsa Talento

– Rio de Janeiro: prova em 18 de julho, na Escola Municipal Orsina da Fonseca (Rua São Francisco Xavier, 95 – Tijuca)
– São Paulo: prova em 8 de agosto, na Unip Vergueiro (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso)
– Cotia: prova em 15 de agosto, no Colégio Sidarta (Estrada Fernando Nobre, 1.332 – Granja Viana)
– Sorocaba: prova em 23 de agosto, no Colégio Uirapuru (Av. Professor Arthur Fonseca, 633 – Jardim Panorama)

Projetos

Para os alunos do 7º ano, o Ismart oferece vagas no projeto Alicerce, um cursinho preparatório para o ensino médio, com dois anos de duração, cujas aulas ocorrem no contraturno da escola pública. Já os estudantes do 9º ano aprovados no processo seletivo terão bolsa para cursar o ensino médio nas escolas particulares parceiras do projeto Bolsa Talento.

Os alunos selecionados em qualquer um dos projetos recebem bolsa de estudo integral, uniforme, material didático e ajuda de custo para transporte e alimentação. Após concluírem o ensino médio, os estudantes podem ganhar uma bolsa-auxílio de um salário mínimo para cobrir as despesas com a faculdade e participar do Programa de Desenvolvimento de Universitários do Ismart. Atualmente, o instituto tem 1.005 bolsistas do 8º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino superior.

Os colégios parceiros do Projeto Alicerce são: Bandeirantes e Objetivo (São Paulo); Objetivo e Poliedro (São José dos Campos); e pH e São Bento (Rio de Janeiro).

O aluno aprovado para o Projeto Bolsa Talento poderá cursar o ensino médio em uma escola parceira em São Paulo (Arquidiocesano, Etapa, Lourenço Castanho, Móbile, Objetivo ou Poliedro), Cotia (Sidarta), Sorocaba (Uirapuru) ou Rio de Janeiro (Pensi ou pH).