Central de Ajuda

Perguntas Frequentes

O que é o Ismart?

O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) é uma instituição privada sem fins lucrativos que é apoiado por Secretarias de Educação. Ele foi criado em 1999 e identifica jovens talentos de baixa renda do 7º e 9º ano do ensino fundamental, de 12 a 15 anos de idade, concedendo bolsas de estudos presenciais e online. Além disso, ele oferece acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. Todo o Processo Seletivo e demais projetos são gratuitos.

A crença do Ismart é de que jovens talentos podem ser encontrados em qualquer lugar da sociedade, independentemente de renda, cor ou etnia. Acreditamos que, com acesso à educação de qualidade, os bolsistas podem sonhar mais alto e atingir o sucesso profissional.

Quais são os projetos e oportunidades do Ismart?

7º ano: Projeto Alicerce e o Projeto Ismart Online

Projeto Alicerce: programa preparatório presencial para o ensino médio, realizado em uma escola parceira do Ismart durante o 8º e o 9º ano do ensino fundamental, de segunda a sexta, no contraturno da escola regular; ou seja, os alunos estudam em duas escolas.

Ao final do período, os bolsistas realizarão a prova da escola particular parceira e, caso sejam aprovados na prova, permanecerão no Ismart para cursar o ensino médio.

Ismart Online: programa preparatório online para o ensino médio, em que os alunos aprovados continuam em sua escola regular e em seu tempo livre têm acesso a uma plataforma de estudos online, realizam missões em equipe e participam de eventos presenciais formativos inspiradores.

Durante todo o projeto, os bolsistas que se destacam têm acesso a diversas oportunidades e, ao chegarem no 9º ano, podem participar do Processo Seletivo para o Bolsa Talento ou se manter no Projeto Ismart Online até concluir o ensino médio.

9º ano: Projeto Bolsa Talento

Projeto Bolsa Talento: oferece aos alunos aprovados no Processo Seletivo bolsas de estudo integral para estudar o ensino médio em escolas particulares parceiras e acesso ao programa de desenvolvimento para orientação profissional e escolha da profissão.

Os bolsistas dos 3 projetos que no fim do ensino médio forem aprovados no vestibular em universidades e cursos de excelência, conforme os critérios exclusivos e definidos pelo Ismart, poderão integrar o Programa de Desenvolvimento de Universitários do Ismart e continuar o acompanhamento durante toda a faculdade.

Confira o regulamento completo

Quando as inscrições irão abrir?

As Inscrições serão abertas no dia 7 de março de 2022. Para concluir a Inscrição, é necessário preencher os dados pessoais, responder o Perfil Pessoal e realizar o Teste Online de Português e Matemática. O Perfil Pessoal e o Teste Online são obrigatórios, porém apenas o Teste Online é eliminatório. Ou seja, existe a chance de não passar para a próxima etapa caso o desempenho no Teste não tenha sido bom.

Quem pode participar do Processo Seletivo Ismart em 2022?

Para participar do Processo Seletivo Ismart 2023, o aluno precisa atender aos critérios de idade, série e renda:

Estudantes do 7º ano:

  1. Ser do 7º ano do ensino fundamental;
  2. Ter até 13 anos completos em 31/12/2022 (é permitido ter menos de 13 anos, mas não pode fazer 14 anos em 2022);
  3. Ter renda de até 2 salários mínimos por pessoa;
  4. Residir em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou São José dos Campos;

Estudantes do 9º ano:

  1. Ser do 9º ano do ensino fundamental;
  2. Ter até 15 anos completos em 31/12/2022 (é permitido ter menos de 15 anos, mas não pode fazer 16 anos em 2022);
  3. Ter renda de até 2 salários mínimos por pessoa;
  4. Residir em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São José dos Campos, Cotia ou Sorocaba.

Confira o regulamento completo

Como funciona o Processo Seletivo do Ismart?

Essas são as etapas do Processo Seletivo:

  1. Inscrição
  2. Prova Digital
  3. Avaliação Socioeconômica
  4. Desafio Ismart
  5. Entrevista Familiar
  6. Entrevista Individual

⚠️ Atenção: todas as etapas são eliminatórias.

1 – Inscrição: é realizada pela internet no site www.ismart.org.br/processo-seletivo. O candidato deverá fazer um Teste Online de Português e de Matemática, que são eliminatórios. Ou seja, existe a chance de não passar para a próxima etapa caso o desempenho no Teste não tenha sido bom. É necessário também preencher o Perfil Pessoal, que não é eliminatório, para que o Ismart o conheça melhor. Na Inscrição, tanto os Testes de Português e Matemática quanto o Perfil Pessoal são obrigatórios, mas apenas os Testes são eliminatórios.

2 – Prova Digital: será realizada exclusivamente de forma online através de um sistema inteligente de monitoramento digital.

Materiais necessários para realizar a Prova Digital:

  1. Aparelho eletrônico (computador, tablet ou celular) com acesso à internet, câmera frontal (selfie) e microfone no mesmo dispositivo.
  2. Além disso, deverão apresentar um documento oficial com foto, que poderá ser o RG (identidade), cartão/caderneta da escola ou cartão de transporte público como o RioCard/Bilhete Único.
  3. ⚠️ Caso não possuam nenhum destes documentos, será aceita a foto da certidão de nascimento. A partir deste momento teremos chamadas de alunos do 7º ano pré-selecionados para o Ismart Online.

3 – Avaliação Socioeconômica: deverão ser entregues os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa que o candidato para comprovar o critério de renda de até 2 salários mínimos por pessoa.

4 – Desafio Ismart: candidatos se juntam em grupos e desenvolvem em conjunto um trabalho sobre um tema específico. Esta etapa é totalmente online.

5 – Entrevista Familiar: o responsável legal do candidato participará de uma entrevista de aproximadamente 1 hora com uma assistente social por meio de uma plataforma online.

6 – Entrevista Individual: o candidato participará sozinho de uma entrevista de aproximadamente 1 hora e 30 minutos com uma psicóloga por meio de uma plataforma online.

Confira o regulamento completo

Resultados do Processo Seletivo para os Projetos Alicerce, Bolsa talento e Ismart Online serão divulgados pelo site do Ismart.

Onde posso acessar o regulamento completo do Processo Seletivo?

O regulamento do Processo Seletivo Ismart 2023 pode ser acessado pelo link abaixo:

Como saber que a inscrição está completa e válida?

A inscrição para o Processo Seletivo estará completa após o candidato preencher o Perfil Pessoal e fazer o Teste Online. Após realizar os dois e acessar o sistema com o login e senha, a tela inicial irá confirmar que a inscrição está completa e que basta aguardar o resultado da etapa.

O que é o Perfil Pessoal?

O Perfil Pessoal é um formulário em que o candidato escolhe algumas palavras que se identifica. Não existe resposta certa ou errada e é apenas uma forma do Ismart conhecer melhor os candidatos. O formulário de Perfil Pessoal não é eliminatório.

Quais cidades o Ismart atua?

Os estudantes do 7º ano têm oportunidades nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São José dos Campos e São Paulo.

Já os estudantes do 9º ano podem participar nas cidades de Cotia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Quais são as escolas parceiras do Ismart?

Belo Horizonte: Colégio Bernoulli, Colégio Santo Antônio e Colégio Magnum – Agostiniano Nova Floresta;

Cotia: Colégio Sidarta – Granja Viana (Cotia);

Rio de Janeiro: Colégio Pensi (Tijuca), Colégio de São Bento e Colégio pH (Botafogo);

São Paulo: Colégio Bandeirantes, Colégio Objetivo (Paulista e Vergueiro), Colégio Poliedro (Vila Mariana), Colégio Magno (Jardim Marajoara), Colégio Rio Branco (Higienópolis e Granja Vianna), Escola Lourenço Castanho (Moema) e Escola Móbile (Moema); Colégio Dante Alighieri (Jardim Paulista)

São José dos Campos: Colégio Anglo e Colégio Poliedro;

Sorocaba: Colégio Uirapuru (Jardim Panorama)

Você encontra mais detalhes sobre distribuição de escolas por projeto em nosso regulamento, disponível no site.

Se o candidato for aprovado para o Projeto Alicerce ou para o Bolsa Talento, ele poderá escolher a escola parceira do Ismart onde estudará?

Não. A equipe do Ismart realizará a distribuição dos candidatos aprovados entre as escolas parceiras considerando o deslocamento entre a residência do aluno e a localização da escola parceira do Ismart.

Quais benefícios o Ismart oferece aos alunos aprovados no Processo Seletivo?

No Projeto Alicerce e Bolsa Talento, os benefícios são:

a) bolsa de estudos integral em escolas particulares de excelência parceiras do Ismart;

b) auxílio-transporte para deslocamento, por meio de transporte público, entre a residência do aluno e a escola particular em que o bolsista estiver matriculado. Para conseguir o auxílio-transporte, o tempo de deslocamento entre a residência do aluno e a escola não poderá ser superior a 2 horas;

c) auxílio-alimentação para os dias de aula na escola particular;

d) material didático;

e) uniforme da escola particular parceira em que o aluno estiver matriculado;

f) acesso ao programa de desenvolvimento realizado por psicólogos e pedagogos do Ismart;

g) participação em eventos e atividades culturais.

 

No Ismart Online, os benefícios são:

a) acesso à plataforma online com plano de estudos personalizado;

b) elaboração de projetos com uso da tecnologia;

c) evento presenciais;

d) orientação de jovens mais experientes da comunidade Ismart;

e) participação em atividades culturais.

Existe algum custo para participar dos projetos do Ismart?

Não. A Inscrição e participação no Processo Seletivo é gratuita. Também não há nenhum custo depois que o jovem é aprovado no processo e tem acesso aos demais projetos do Ismart.

Como se calcula a renda familiar do candidato?

A comprovação de renda é realizada na etapa de Avaliação Socioeconômica, em que será feita uma análise e avaliação dos documentos indicados em nosso site. O candidato Ismart deverá estar dentro do critério de renda até dois salários mínimos nacionais (R$2424,00) por pessoa. O cálculo é feito da seguinte forma:

1) somar a renda bruta de todas as pessoas que moram na casa (exemplo: só sua mãe trabalha e o salário dela é de 1000 reais).

2). Dividir pelo total de número de pessoas que moram na casa (exemplo: mora só você e sua mãe, então são 2 pessoas).

3). Calcular e verificar se o valor final é menor ou igual a dois salários mínimos (exemplo: 1000 reais dividido por 2 pessoas é igual a 500 reais. Ou seja, 500 reais é menor do que a dois salários mínimos).

Portanto, caso a renda por pessoa seja abaixo de dois salários mínimos, o candidato atende ao critério de renda e poderá participar do Processo Seletivo.

Como o candidato pode alterar dados pessoais no sistema de inscrição?

O candidato deve acessar o sistema de inscrição informando nome completo, e-mail e data de nascimento, clicar na opção “Concluir o Teste Online ou acompanhar o resultado” e em seguida clicar no link para alteração do cadastro.

Como recuperar minha senha?

Para recuperar a senha, basta seguir esses passos:

  1. Acessar o site da inscrição.
  2. Clicar em “acessar” ou “entrar” e depois em em “esqueceu sua senha”.
  3. Será necessário digitar o e-mail cadastrado e você receberá um código de recuperação neste e-mail. Com esse código, você poderá criar uma nova senha, e voltar a acessar o site normalmente.

Como será feita a comunicação dos resultados do Processo Seletivo?

A lista com os nomes dos alunos classificados para cada etapa do Processo Seletivo será publicada no site do Ismart, na seção ‘Blog’, e enviada por e-mail pelo endereço eletrônico [email protected]

Todos os candidatos poderão acompanhar o resultado individual no sistema de inscrição, usando o e-mail e a senha cadastrados.

Os educadores e bolsistas do Ismart que tiverem candidatos inscritos associados ao seu código poderão acompanhar os resultados no sistema de inscrição usando o e-mail e a senha cadastrados.

Em caso de falta em alguma etapa, o candidato poderá agendar outra data para realização da atividade?

Não. Ausências do candidato em qualquer uma das etapas do Processo Seletivo são eliminatórias, não havendo a possibilidade de 2ª chamada para nenhuma fase.

Como o educador se cadastra?

        1. Acesse o site do Processo Seletivo
        2. Na área de educador, clique em “cadastre-se”
        3. Complete suas informações e salve-as
        4. Pronto, seu código irá aparecer na tela! Você pode divulgar seu código com seus alunos para eles colocarem na Inscrição deles. Assim, você educador conseguirá acompanhar o status dos seus alunos ao longo do Processo Seletivo Ismart.

O que é e como gerar o código de inscrição?

O código de inscrição pode ser fornecido ao candidato por um professor ou por um aluno do Ismart. O professor ou aluno do Ismart que tiver candidatos inscritos associados ao seu código poderá acompanhar o resultado do Processo Seletivo no sistema de inscrição.

Os candidatos que não receberem nenhum código podem se inscrever normalmente, sem nenhuma desvantagem em relação aos demais candidatos.

Esqueci o meu código de educador, como recupero?

        1. Acesse o site de inscrições
        2. Faça seu login na área de educador
        3. Veja o código que aparecer na tela

Ficou com dúvidas?

Entre em contato conosco. Estamos à disposição para receber dúvidas, sugestões, pedidos de esclarecimentos e demandas da imprensa.

    Inscreva-se na nossa newsletter