Skip to main content
Histórias de Sucesso

HISTÓRIAS DE SUCESSO: Samir Vieira

27/12/2014junho 28th, 2022No Comments

Em 2003 o cearense Samir Vieira conquistou sua primeira medalha de ouro em uma olimpíada de matemática e o convite para participar da seleção do Ismart. Aprovado, ele cursou o 3º ano do ensino médio, com bolsa, no Colégio Farias Brito, em Fortaleza. O sonho de passar no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ficou mais próximo, e ele conseguiu. Garantiu vaga em Engenharia Mecânica e mudou-se para São José dos Campos.

Na graduação, Samir recebeu auxílio do Ismart e o acesso a atividades de orientação de carreira. O programa de mentoria foi essencial para suas escolhas. “O ITA abre muitas possibilidades, mas não sabia o que fazer. Após muitas conversas com minha mentora decidi pelo mercado financeiro, onde me encontrei”, diz. Hoje, aos 25 anos, ele é analista de riscos da RB Capital, empresa que atua nos setores de securitização, crédito estruturado e investimentos em ativos com base imobiliária e de infraestrutura.

O engenheiro continua engajado com o Ismart – ele é do Conselho Consultivo do Programa de Desenvolvimento de Universitários. Samir tenta alinhar as expectativas dos bolsistas às demandas do mercado. Um de seus desejos é tornar-se também mentor de universitários. Uma vontade que combina com o que ele almeja para o futuro. “Meu grande sonho é tornar possível que mais pessoas tenham o tipo de ajuda que eu tive”, diz. “Se não fosse o Ismart, eu estaria hoje no Ceará, fazendo algo não tão relevante quanto o que faço hoje.”

VEJA MAIS: Histórias de Sucesso