Skip to main content

“Nós, alunos da primeira turma do Ismart Online, sempre nos orgulhamos de falar que fomos os primeiros. Estou feliz e me sinto suficiente por ter chegado onde cheguei. Sem o Ismart, a maior parte da minha jornada acadêmica não obteria tanto rendimento”.

Laila Câmara Maia, de 17 anos, de São José dos Campos, hoje cursa Ciências e Tecnologia na Unifesp, mas desde nova sempre soube que sua atitude seria determinante para conquistar seu lugar no mundo. Ainda no Ensino Fundamental, cursado em escola pública, já era líder de classe. No Ensino Médio, feito em uma escola estadual de ensino integral, foi líder em um ano, ativista do grêmio no outro e, no último, parte do Conselho de Formatura – sempre conciliando as ações na escola com notas exemplares em praticamente todas as disciplinas.

Laila deu início a uma nova trajetória acadêmica ao entrar na primeira turma do Ismart Online, quando ainda cursava o oitavo ano. Durante o Ensino Médio, apesar de ter aulas na escola até as 17h e ainda treinar vôlei, participou da OBA (Olimpíada de Astronomia) e da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). No 3º ano, participou do Encaci (Encontro Caravana da Ciência), em que teve que fazer um simpósio sobre o uso das mídias dentro dos Direitos Humanos, primeiro apresentado dentro da escola e, posteriormente, na Unifesp e no Parque Vicentina Aranha, ambos na cidade de São José.

“O material elaborado para o Simpósio tinha o objetivo de mostrar como a mídia é a principal influência nos dias atuais, mostrando seus benefícios e malefícios e, também, o lado de quem não tem acesso a ela e que estariam mais vulneráveis a acreditar, por exemplo, em fake News”, explica

+ VEJA MAIS: Histórias de sucesso de alunos do Ismart

Mesmo com a rotina escolar bastante preenchida para além dos horários convencionais, ainda assim Laila dedicava-se a entrar duas vezes por semana na plataforma Ismart para estudar Matemática, Língua Portuguesa e Redação, sendo essa última a melhor ferramenta, na sua opinião, pois com ela era possível rever seus erros e ser avaliada de acordo com os critérios do Enem. O resultado de seu esforço e empenho ficou claro na nota: 820 pontos, o que garantiu que ela conseguisse média para entrar em todos os cursos e faculdades que quisesse.

A escolha pelo curso de Ciências e Tecnologia na Unifesp deu-se pela proximidade, mas cursar Biotecnologia ou Psicologia ainda não saiu de seus planos.

“Todos ficaram muito orgulhosos e me usaram como referência, minha mãe ficou muito mais calma por eu ter passado em uma federal. Minha irmã acabou de se formar na mesma faculdade que eu entrei”, relata.

Mesmo assim, Laila ainda pensa em alçar novos voos e se aventurar por outros cursos em universidades mais distantes de onde mora.

“O curso da Unifesp em São José não era a minha primeira escolha: eu queria ter ido para Alfenas, onde teria cursado apenas a Biotecnologia, sem a parte do bacharelado em Ciência e Tecnologia. Minha segunda opção era pelo curso de Psicologia. Mas fiquei na Unifesp por ser na minha cidade, e muito por conta da minha mãe, pois ela poderia me dar mais apoio, eu não teria outros.” explica.

Laila aproveita ao máximo as aulas na universidade, incluindo atividades extracurriculares.

“Entrei na escolinha Code Bloco, que é a bateria da faculdade – e também conta como horas acadêmicas. Até o fim do ano estaremos ensaiando e treinando bastante para ver se novas pessoas irão entrar de fato na bateria. Depois, vamos competir em campeonatos e shows, vai ser bem divertido”.

Motivada, a universitária já tem planos para o futuro pós-faculdade.

“Para o futuro, almejo um emprego em um ambiente agradável, onde eu tenha estabilidade emocional e financeira e me sinta realizada como pessoa, ajudando ao próximo e, se possível, atuando em projetos sociais”, conta.

Laila deixa seu recado para quem, assim como ela, deseja ter uma vida melhor por meio do estudo:

“Sabia que se você possuir um bom rendimento escolar e renda baixa, você tem a oportunidade de participar de um programa que te auxiliará com uma bolsa de estudo nas melhores instituições de ensino da região? No Ismart presencial, o aluno ou aluna ganha uma bolsa em uma das escolas parceiras e diversas oportunidades como oficinas, palestras, congressos etc. No Ismart Online, o estudante tem acesso aos materiais de estudo semanal com prazo de entrega, além de encontros presenciais e a plataforma de missões, onde os projetos são criados e desenvolvidos. Para participar, basta se inscrever no processo seletivo. Caso não passe em alguma fase do processo para o presencial, é possível entrar no Ismart Online”.

Laila Maia