Skip to main content

Alcançar os sonhos e objetivos de uma vida é mais fácil quando se tem acesso a um ensino de qualidade. Até mesmo jovens com Altas Habilidades/Superdotação precisam de boas oportunidades para destravar todo o seu potencial. Oportunidades como o Processo Seletivo Ismart, que tem como proposta mudar vidas usando de trampolim a educação.

Mateus da Cruz Carvalho das Neves é um destes estudantes  dedicados à busca dos seus sonhos, atual veterano do Bolsa Talento, do Ismart. Vindo de escola pública, estudioso e apaixonado por genética, o jovem teve de aprender a gerir bem o tempo e ter perseverança para alcançar seus objetivos, como conseguir uma bolsa de estudos.

Venha conferir o papo que tivemos com Mateus e já anota aí as dicas do estudante para se preparar para o Processo Seletivo Ismart 2023, que está com as inscrições abertas, só esperando a sua vez! 

Como a sua história com o Processo Seletivo Ismart começou?

Mateus: A minha história com o Processo Seletivo Ismart começou lá em 2020, início da pandemia. Eu estava de férias da escola e tinham me indicado um curso de matemática e português online do Ismart. Como eu estava sem nada, arrumei algo pra fazer, me interessei e comecei a fazer as aulas. Em 2021 chegou um aviso do próprio Ismart que por eu ter concluído aquelas aulas online, eu teria a chance de participar do processo seletivo. Fui pesquisar sobre ele, gostei e aí fiz minha inscrição.

Poderia contar um pouco sobre a sua experiência durante o Processo Seletivo Ismart?

Mateus: Na parte do Desafio Ismart houve uma certa ansiedade porque o tempo de dedicação total para ele era de oito horas. Eu dei o meu máximo, mas o que me causou euforia foi o tempo. Estava com muitos trabalhos individuais e em grupos no colégio. Então eu tinha receio de não dar conta de tudo, mas felizmente eu consegui concluir todos os trabalhos que a escola pedia, estudar para testes e ainda ter um bom planejamento do meu tempo para concluir o Desafio Ismart. Quando soube que não tinha passado nesta etapa, fiquei triste, mas continuei assistindo as aulas do curso porque achei o conteúdo importante. Quando vi que tinha conseguido ser aprovado, fiquei bem feliz.

E qual foi o seu processo de estudos?

Mateus: Primeiramente, foquei nos pontos que eu não sabia. Tinha determinadas matérias que eu não conhecia ainda, então dei maior atenção às que eu não conhecia e comecei pelos assuntos sem domínio.

Para o futuro, qual curso você pensa em seguir?

Mateus: Pretendo me especializar em genética e fazer faculdade de Ciências Biológicas, Biotecnologia ou Biomedicina. Escolhi genética porque tenho curiosidade e isso é o que move o cientista, a vontade de pesquisar, encontrar soluções para problemas e deixar a minha contribuição para a sociedade, para o meu país e até para o mundo.

Para os alunos que estão no começo do Processo Seletivo Ismart, inscrevendo-se e conhecendo os projetos, o que você diria?

Mateus: Diria para eles se esforçarem, não ficarem tão pessimistas e nem desistir no meio do processo, porque apesar de haver dificuldades, vale a pena as recompensas. Mas para isso, tem de estar disposto a fazer certos sacrifícios para conseguir aquele objetivo principal, aquela faculdade dos sonhos ou ir para um colégio almejado.

Viu como a busca de seus objetivos se torna mais fácil quando se tem organização e clareza de onde se quer chegar? 

Para isso, não perca a chance de participar do Processo Seletivo Ismart 2023. Deixe sua marca!

Deixar comentário