Skip to main content

A prova digital Ismart faz parte da segunda etapa do processo seletivo e acontecerá no dia sete de agosto, contando com questões objetivas de Português e Matemática, e será realizada via internet, com monitoramento dos candidatos por câmera e microfone no dia.

Para chegar e arrasar é necessário estar com os conteúdos na ponta dos dedos.

Por isso, para auxiliar nossos jovens talentos a se prepararem para esta importante etapa, fizemos questão de trazer cinco dicas especiais de estudo baseadas no que a Ciência diz. Chegou a hora de conquistar a tão sonhada bolsa de estudos por meio do programa!

5 dicas de estudo baseadas na ciência para te ajudar na prova digital Ismart

1. Invista nos resumos (e revise o conteúdo!)

Hermann Ebbinghaus foi o pioneiro na realização dos testes de inteligência na psicologia e realizou um estudo de cinco anos (1860-1865) que consistiu na conclusão de que, após absorver um conteúdo, há uma taxa de esquecimento significativa em nosso cérebro.

Visto isso, foi comprovado cientificamente que fazer resumos e ler a matéria estudada até 24h depois de seu estudo é o momento certo para diminuir essa taxa de esquecimento e conseguir manter as informações estudadas no cérebro.

A prática dos resumos podem ajudar muito na memorização do conteúdo, frear o esquecimento e ainda auxiliar na absorção da matéria. Estudou hoje? Revise até amanhã!

2. Utilize Flashcards

Ainda falando sobre a teoria de Hermann e a “curva do esquecimento” comprovada pela porcentagem de conteúdos que são esquecidos durante um certo período após sua absorção, o uso dos flashcards é uma técnica que permite que você teste a sua memória e identifique o quanto já entende sobre o que foi estudado.

Eles são cartões diversificados, geralmente com cores diferentes, e que possuem uma pergunta de um lado, e a resposta no outro. A prática é dinâmica e divertida, auxiliando na memorização do conteúdo, sendo uma super dica para, por exemplo, gravar as fórmulas de Matemática (matéria importante que cai na nossa Prova Digital!)

3. Aposte na técnica pomodoro

A técnica pomodoro visa o gerenciamento do tempo e a promoção de uma maior produtividade para o indivíduo. Ela foi descoberta por Francesco Cirillo no final dos anos 80 e consiste na divisão das tarefas por um cronômetro que separa as etapas em períodos de 25 minutos, contando com intervalos após o término de cada bloco determinado.

Este método salienta que pequenas pausas podem promover a agilidade mental, exercitando o cérebro e permitindo que o cansaço não chegue rápido, prometendo produtividade e a maior absorção do conteúdo.

4. Explique o conteúdo para alguém

Estudos comprovam que o simples ato de explicar a matéria para alguém pode ajudar também a entender melhor o que está tentando aprender. A prática de ensinar ao outro exercita a memória e organiza o entendimento de uma forma clara e concisa.

Assim, estudar junto com o colega e explicar aquilo que está sendo estudado para outra pessoa é uma ótima técnica de aprendizagem.

5. Use a criatividade para memorizar

Uma técnica muito utilizada nas escolas e também nos cursinhos pré-vestibulares é a “Mnemônica”. Ela consiste em memorizar conceitos importantes por meio da associação com uma outra palavra, ou som, como músicas.

Muitos professores criam paródias com o conteúdo das matérias e a partir da junção da melodia com a letra, a memorização e entendimento se tornam mais fáceis e divertida

Fique de olho nas datas das etapas do nosso Processo Seletivo!

Agora que você já sabe como se preparar para a prova digital Ismart com as melhores técnicas de estudos, fique de olho em todo o cronograma que está no Guia desta etapa para não perder nenhuma informação importante!

Deixar comentário