Skip to main content

Mais uma fase do Processo Seletivo Ismart está se aproximando! Agora, é hora de se atentar à documentação necessária para a próxima fase: a Avaliação Socioeconômica, que é parte da nossa Maratona de Etapas.

Fique ligado para saber tudo sobre ela!

O que é a Avaliação Socioeconômica do Ismart?

Nessa etapa, serão analisados os documentos do candidato(a) e do seu núcleo familiar, ou seja, os membros familiares que moram na mesma residência. O objetivo é garantir que a renda familiar bruta (renda per capita) seja de até dois salários mínimos (R$ 2.424,00) por pessoa, além de observar se os bens e o padrão de consumo são compatíveis com a renda apresentada.

O cálculo da renda familiar se dá da seguinte forma: tudo o que a família recebe (renda bruta, ou seja, sem considerar os descontos) deve ser somado. Para saber se o perfil do(a) candidato(a) está dentro das normas do regulamento, esse valor final precisa ser dividido entre o número de moradores da residência, podendo chegar a até R $2.424,00 para cada um. Certo?

Quais documentos são necessários?

A documentação necessária na Avaliação Socioeconômica é composta por documentos de identidade e comprovantes de todas as fontes de renda familiar referentes ao mês anterior ao envio, ou seja, ao mês de julho para os convocados no dia 24/08 e ao mês de setembro para os convocados no dia 19/10. 

É o (a) responsável legal do(a) candidato(a) que deve providenciar os documentos e enviar na plataforma do portal do Ismart. O candidato(a), nessa etapa, poderá apoiar a família auxiliando na organização dos documentos, contudo, o(a) responsável passa a ser protagonista desse momento.  

Os documentos apresentados incluem: identificação (RG/CNH ou Certidão de Nascimento + CPF), documentação sobre vínculos empregatícios de todos os membros familiares, comprovante de residência, entre outros documentos relacionados à renda, que podem variar, afinal, cada família tem as suas particularidades. A

lista completa de documentos pode ser encontrada no Regulamento do Processo Seletivo 2023!  

Por fim, confira algumas dicas para ajudar nessa fase:

# DICA 1 – Fique de olho no comprovante de residência:

O comprovante de residência deve ser referente ao mês anterior ao envio e pode ser uma conta de energia elétrica (preferência) ou conta de fornecimento de água. Caso o(a) candidato(a) não tenha esses comprovantes, será aceita uma declaração de associação de moradores.

# DICA 2 – Organização é chave!

Separe todos os documentos de renda dos moradores da residência e de gastos do mês para facilitar no momento do envio através da plataforma do Processo Seletivo Ismart. 

Fique ligado no blog do Ismart – onde vamos divulgar mais informações sobre a Avaliação Socioeconômica!

Deixar comentário