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Mais uma fase do Processo Seletivo Ismart 2024 está se aproximando! Agora, é hora de se atentar à documentação necessária para a fase da Avaliação Socioeconômica.

Fique ligado para saber tudo sobre ela!

O que é a Avaliação Socioeconômica do Ismart?

Nessa etapa, são analisados os documentos do(a) candidato(a) e de seu núcleo familiar, ou seja, dos membros familiares que moram na mesma residência. O objetivo é garantir que a renda familiar bruta (renda per capita) seja de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00) por pessoa, além de observar se os bens e o padrão de consumo são compatíveis com a renda apresentada.

O cálculo da renda familiar é realizado desta forma: tudo o que a família recebe de renda – consideramos a renda bruta, ou seja, sem considerar os descontos – deve ser somado. Para saber se o(a) candidato(a) está dentro das normas do regulamento do Ismart, esse valor final precisa ser dividido entre o número de moradores da residência, podendo chegar a até R$ 2.640,00 para cada um.

Quais documentos são necessários?

A documentação necessária na Avaliação Socioeconômica é composta por documentos de identidade e comprovantes de todas as fontes de renda familiar referentes ao mês anterior ao envio, ou seja, ao mês de junho para os convocados no dia 20/07 e ao mês de setembro para os convocados no dia 17/10

É o(a) responsável legal do(a) candidato(a) que deve providenciar os documentos e enviar na plataforma do portal do Ismart. O(A) candidato(a), nessa etapa poderá apoiar a família, auxiliar na organização dos documentos, contudo, o(a) responsável é a figura principal desse momento.

Os documentos a serem apresentados incluem: identificação (RG/CNH ou Certidão de Nascimento + CPF), documentação sobre formas de trabalho e/ou vínculos empregatícios de todos os membros familiares, comprovante de residência, entre outros documentos relacionados à renda, que podem variar, afinal, cada família tem as suas particularidades. Queremos entender a sua realidade familiar. A lista completa de documentos pode ser encontrada no regulamento do Processo Seletivo.

Por fim, confira algumas dicas para ajudar nessa fase:

 

#1 DICA – Fique de olho no comprovante de residência

O comprovante de residência deve ser referente ao mês anterior ao envio e pode ser: conta de energia elétrica (preferência) ou conta de fornecimento de água. Caso não tenha esses comprovantes, será aceita declaração de associação de moradores.

#2 DICA – Organização é chave!

Separe todos os documentos de renda dos moradores da residência e de gastos do mês para facilitar no momento do envio através da plataforma do Processo Seletivo Ismart. Fizemos um checklist para te ajudar! Clique aqui para acessar!

Fique ligado no blog do Ismart – onde vamos divulgar mais informações sobre a Avaliação Socioeconômica!

 

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