Skip to main content

Métodos de estudo para aplicar em casa

Se você está precisando de uma força para estudar, o Ismart trouxe algumas dicas e métodos de estudo para te auxiliar na fixação e revisão de conteúdo. Confira o material e impulsione a sua rotina de estudos.

Por que utilizar os métodos de estudo?

Sabe aquele momento em que lemos e relemos a mesma parte do texto e não conseguimos processar a informação? Muitas vezes, isso acontece porque estamos forçando o nosso cérebro a trabalhar quando ele está exausto.

Mas calma, isso não significa que você não tem habilidade com determinado assunto ou que nunca irá entender a matéria. Talvez você só precise aprender qual é a sua melhor forma de estudar.

É para isso que existem os métodos de estudo: para deixar a sua rotina mais leve e focada.

Você deve estar se perguntando “como saber qual o método que faz mais sentido para mim?” A resposta é simples: testando.

Mas tenha em mente que esse é um processo que leva tempo e, talvez, você precise testar mais de uma vez ou adaptar ao seu ritmo.

LEIA TAMBÉM: Soft Skills: dicas de como desenvolver habilidades comportamentais

Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro é um dos métodos de estudos  mais conhecidos e utilizados entre os estudantes de todo o mundo.

Basicamente, esse é um método de gerenciamento que prevê 25 minutos de concentração e 15 minutos de descanso. O melhor é que o tempo de imersão e descanso podem ser ajustados de acordo com o fluxo de cada pessoa.

É importante manter o tempo de estudo maior que a parada, além de deixar o celular em outro ambiente até concluir o objetivo do dia. Assim, minimizamos as chances de distrações.
Para colocar a técnica em prática, utilize um cronômetro para você fazer as suas atividades sem se preocupar com o relógio.

Fichamento

O fichamento é um dos melhores métodos de estudo para fixar o aprendizado.

Ao final da revisão de conteúdo, transcreva em fichas um resumo sobre a matéria ou tópico aprendido e guarde-as em sua gaveta ou em pastas. Todos os dias leia cada uma das fichas para refrescar a memória e fixar o tema.

Grave áudios

Caso você seja um estudante fã de podcasts, uma boa dica é gravar áudios com os resumos feitos na técnica de fichamento. Vale usar o gravador do celular ou criar um grupo com você mesmo no WhatsApp para cada matéria.

Essa é uma ótima técnica para inserir na sua rotina de estudos e colocar em prática  no caminho para a escola, lavando a louça ou durante uma caminhada pelo bairro.

Leia livros

A leitura de obras literárias é o melhor meio de estudar gramática, interpretação de texto e redação. Aqui, valem os clássicos que todo vestibular pede e, também, histórias de ação, aventura, romance e ficção científica, por exemplo.

Além de servir como um momento de descompressão na sua rotina de estudos, você terá a oportunidade de conhecer novas expressões, exercitar a imaginação e experienciar novas realidades.

LEIA TAMBÉM: Os benefícios do hábito da leitura para os estudos

Assistir filmes e séries

Assim como os livros, os filmes e as séries são ótimas formas de expandir o repertório e entrar em contato com outros estilos de vida.

Escolha conteúdos que se alinhem com os assuntos da disciplina. Por exemplo, caso esteja estudando sobre as guerras mundiais, os filmes “Tempos Modernos” e “O triunfo da vontade” podem dar uma boa visão sobre essas épocas históricas.

Aplicação de testes

Depois de estudar com alguns desses métodos de estudo, chegou a hora de aplicar testes para entender quanto já foi absorvido no processo.

Sites como Brainly, Passei Direto e Questões Enem podem ser seus grandes aliados nessa última etapa para checar onde ainda é necessário a revisão de conteúdo.

 

Você sabia que resta pouco tempo para se inscrever no Processo Seletivo Ismart 2025? Acesse o site de inscrição para saber mais e garantir a sua vaga para concorrer a bolsas de estudos em escolas de destaque!

Deixar comentário