Skip to main content

Na edição de 2023 do Processo Seletivo, os resultados da segunda aplicação da Prova Digital e a convocação para a Maratona de Etapas serão comunicados aos candidatos por e-mail em 16 de outubro. 

Você sabe o que é a Maratona de Etapas do Processo Seletivo Ismart? 

A Maratona de Etapas é a sequência de etapas do Processo Seletivo Ismart que inclui a Avaliação Socioeconômica e o Desafio Ismart. Tais etapas acontecem em sequência, sem lista de convocação intermediária. Ou seja, se for convocado para a Maratona de Etapas, você irá participar das duas etapas.

A primeira parte da Maratona é a Avaliação Socioeconômica! Veja como ela vai funcionar: 

  • Avaliação Socioeconômica

É a etapa em que são analisados os documentos dos candidatos e de todos os membros familiares que moram na mesma residência com objetivo de verificar a “renda per capita familiar”, ou seja, a renda bruta dividida pelos membros da família. 

O critério dos programas Ismart é de que a família pode ter até dois salários mínimos (R$ 2.640,00) de renda per capita, e que os bens e patrimônios familiares devem ser compatíveis com a renda informada. 

  • O cálculo da renda per capita se dá da seguinte forma: tudo o que a família recebe (renda bruta, ou seja, sem considerar os descontos) deve ser somado e o valor final é dividido entre o número de moradores da residência.

Então, os responsáveis já podem começar a providenciar documentos que comprovem a renda familiar, como: identificações (RG, CPF ou Certidão de Nascimento), holerites, comprovante de residência, carteira de trabalho, etc. 

Já a segunda parte da Maratona é o Desafio Ismart. Confira como vai funcionar: 

  • Desafio Ismart 

Essa etapa busca avaliar competências e habilidades como raciocínio lógico, pensamento crítico e motivação. Ele é conhecido como um desafio porque é uma etapa composta por três entregas: dois testes e um vídeo.

  • Teste de Raciocínio Lógico: O objetivo deste teste é entender a maneira como as pessoas raciocinam através de alguns exercícios.
  • Teste de Inferências: O teste é utilizado para analisar a capacidade de uma pessoa no que se refere à resolução de problemas.
  • Envio de um Vídeo: Cada candidato deverá gravar e enviar um vídeo, de 2 a 3 minutos, respondendo “Como você se imagina daqui a 10 anos e como o Ismart te ajudou a chegar até lá?”.

Caso você esteja concorrendo aos programas presenciais do Ismart (Alicerce e Bolsa Talento), também fará parte da Maratona de Etapas, a etapa de Entrevista Familiar, que acontecerá depois do Desafio Ismart. 

Recapitulando…  

A Maratona de Etapas é a sequência da Avaliação Socioeconômica e Desafio Ismart, que são a 3° e 4° etapa do Processo Seletivo. 

Somente após a realização de ambas as etapas será disponibilizada a convocação dos candidatos para a próxima fase.

Em breve, mais informações e todo o passo a passo da Maratona de Etapas! Acompanhem canais oficiais do Ismart e e-mail cadastrado no processo seletivo. 

 

Deixar comentário