Skip to main content

Você é um estudante que gosta de aprender coisas novas? Então se prepare para entrar no multiverso da primeira viagem à Lua, realizada em 20 de julho de 1969. Isso mesmo, há mais de 50 anos!

Neste artigo, entenda como essa expedição tripulada da NASA aconteceu e quais programas foram responsáveis pelo sucesso da viagem. Confira!

A saga da corrida espacial

Anos antes do primeiro homem concretizar a primeira viagem à Lua, muitas outras tentativas foram feitas. Não apenas os americanos estavam em busca deste grande feito, os soviéticos também passaram anos realizando testes que tiveram grande sucesso.

A corrida espacial foi iniciada pelos soviéticos em 1957 e, até 1961, eles foram os primeiros a enviar um satélite artificial para o espaço, uma sonda para orbitar o Sol, além dos primeiros seres vivos: a cadela Laika, ainda em 1957, e o russo Gagarin em 1961.

Mas, foi apenas em 1969 que o homem pisou na Lua pela primeira vez. Uma vitória americana realizada por meio do Programa Apollo depois de muitas tentativas e estudos, durante o Programa Gemini (1963-1966), para levar os tripulantes com segurança até o satélite natural da Terra.

O primeiro lançamento do Programa Apollo ocasionou a morte dos astronautas Gus Grisson, Edward White e Roger Chafee, por conta de uma falha elétrica, levando a um incêndio no interior da cápsula.

Em homenagem a eles, os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins deixaram as medalhas deles junto à bandeira dos Estados Unidos na expedição de 1969 do Apollo 11, depois de Armstrong proclamar a sua famosa frase “este é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”.

Toda essa disputa se tratava de uma questão política entre os países durante a segunda metade do século XX, que levou a grandes avanços tecnológicos e científicos com bilhões de dólares investidos pelos americanos.

Para saber um pouco mais, o filme “Estrelas Além do Tempo”, disponível na Disney, conta parte dessa história em uma época bem próxima do dia do lançamento do Apollo 11 em 20 de julho de 1969. Além disso, a narrativa explora os feitos de três mulheres negras que atuavam na NASA e fizeram a diferença na história da Matemática e da Física.

Teorias da conspiração

Pouco tempo depois da primeira viagem à Lua, realizada pela NASA, começaram a surgir as primeiras teorias conspiracionistas que alegavam inconsistências nos materiais captados pelos astronautas, alegando, então, que o ser humano nunca pisou em solo lunar.

Segundo a publicação do jornal EL PAÍS, as dúvidas foram baseadas nas fotos publicadas pela NASA e passam pela falta de estrelas presentes nas fotografias, a radiação presente no cinturão de Van Allen (entre a Terra e a Lua), a alunissagem (pouso) não levantar poeira, as altas temperaturas na superfície da Lua e o tom da sombra dos equipamentos e astronautas.

Enquanto muitos acreditam na concretização da viagem à Lua, outros encontram evidências de que o foguete foi lançado vazio e os tripulantes foram enviados a um platô de Nevada.

 

Não podemos negar todos os avanços tecnológicos provocados pela exploração do espaço no século XX! Falando nisso, estamos na reta final das inscrições para o Processo Seletivo Ismart 2024. Vai ficar de fora dessa?

Deixar comentário