Skip to main content

Desde 2001, durante o dia 24 de abril, comemora-se o Dia da Família na Escola. A data, que foi estabelecida pelo Ministério da Educação, tem como objetivo o reconhecimento da participação dos responsáveis pela boa trajetória escolar de crianças e adolescentes. Para você, qual a importância da família na escola

Há, com certeza, uma infinidade de benefícios que começam com a formação de  estudantes melhores e vão até adultos mais seguros de suas conquistas. Vamos conhecer alguns!

Reconhecimento de bons resultados 

A importância da família na escola se dá pelo papel fundamental dos responsáveis pelo reconhecimento das conquistas e vitórias que os estudantes têm durante sua trajetória de aprendizado. Boas notas e aprovações em processos e campeonatos podem elevar a autoestima dos alunos e reforçarem a sua confiança pessoal. 

No entanto, quando a família entra nessa comemoração, a situação fica melhor ainda. O estudante se sente apoiado e motivado a buscar sempre melhorar seus resultados com o ensino.

O mesmo apoio da participação da família na escola também deve estar presente quando jovens não se saem muito bem ou têm baixos resultados. Nesse momento, o estudante precisa de suporte para enfrentar possíveis frustrações que possam ocorrer.

Complementando a educação fora da escola

Mesmo que o dia 24 de abril seja uma data para valorizar a importância da família na escola, seu papel não fica limitado somente dentro da instituição de ensino.

Como a família costuma ser o primeiro vínculo e meio pelo qual jovens aprendem a se relacionar com o mundo, a construção de conhecimento com os responsáveis não deve ter prazo para terminar.

Sempre há algo novo que os alunos podem aprender com suas famílias. Por isso, passeios em exposição, momentos de conversa e oferecimento de novas fontes de aprendizagem como livros, filmes e idas ao teatro, são bem-vindas na boa formação de estudantes.

Apoio em processos seletivos

Para quem está participando do Processo Seletivo Ismart, que está com as inscrições abertas até o dia 07 de junho, a participação da família na escola nesse momento é muito importante. Afinal, esse pode ser um período em que os alunos podem ficar nervosos e tensos por sentirem uma cobrança sobre eles.

Por isso, a importância da família na escola em relação a apoiar o estudante e dar o suporte necessário para que ele se saia bem é essencial. Saiba reconhecer o esforço que o aluno está tendo e respeite o momento de estudo dele. Ofereça um ambiente saudável e tranquilo para que ele possa focar nos estudos.

A importância da família na escola deve sempre ser lembrada

A participação da família na escola não deve ser feita somente uma vez ao ano. Afinal, o processo de aprendizagem e desenvolvimento  é algo constante. O incentivo por parte dos responsáveis para que os jovens possam aproveitar melhor todas as oportunidades que a escola tem a oferecer é essencial. Afinal, somente com a educação, podemos criar um futuro melhor para todos. 

Deixar comentário