Skip to main content

Os nossos alunos bolsistas têm uma coisa em comum: eles são curiosos. Essa curiosidade os impulsiona a conhecer coisas novas e sempre sair da zona de conforto.

Pode ser que com a correria dos estudos você nem pense em explorar outras áreas, como a música, a culinária e o teatro, por exemplo. Acontece que desenvolver essas habilidades também traz grandes benefícios para o corpo e a mente.

Entenda o que realizar novas atividades causa em nossos cérebros.

Pense: o que desperta a curiosidade em você?

Sabia que o que desperta a curiosidade em você pode auxiliar no desempenho dos seus estudos, como na absorção de informações, por exemplo?

Não? Então, a partir de agora, o Ismart te dá uma missão muito importante: repare no que te chama atenção a ponto de te fazer pesquisar sobre aquela nova área, habilidade ou história. Quando estamos atentos ao que acontece dentro de nós, passamos a nos conhecer melhor.

Não importa qual seja a atividade, o importante é se desafiar a aprender coisas novas. São inúmeras as possibilidades: aprender um idioma, a cozinhar, a tocar um instrumento, palavras cruzadas, jogos de tabuleiro ou eletrônicos, crochê… Até Matemática!

Benefícios de aprender coisas novas para o cérebro

1. Redução do estresse

Os cientistas estão sempre realizando pesquisas para saber como o cérebro reage a diferentes situações. Ao que tudo indica, novos aprendizados têm um melhor desempenho na redução do estresse que atividades relaxantes, como a meditação.

Mas uma ação não exclui a outra, elas podem ser complementares! Já que o processo de aprendizagem nos leva para um “mundo paralelo”, como a sensação de parar o tempo, e a meditação “reorganiza” os pensamentos.

2. Criação de novas conexões

Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, o professor de neurociência Daeyeol Lee afirma que “só aprendemos quando há incerteza”. Isso porque existe um ambiente ainda desconhecido para a nossa mente, favorecendo as novas conexões neurais, a criatividade e o interesse.

Para ter uma performance ainda melhor, permita-se pequenos intervalos de descanso. Assim, a assimilação dos novos conteúdos fortalecem as conexões.

3. Aumento da autoestima

Quando temos acesso a novas informações, nos sentimos mais inteligentes e confiantes. A curiosidade, além de nos desafiar, favorece aprender com os próprios erros, o que nos impulsiona a ousar e ir mais longe.

4. Melhor pensamento crítico

Devido ao nosso cérebro ativo — criando novas conexões — e à nossa autoestima fortalecida, a mente e a memória são impulsionadas a desenvolver uma habilidade super importante: o pensamento crítico.

Basicamente, nos tornamos capazes de criar a própria opinião baseada na análise de fatos, experiências e situações.

5. Maior contato social

Os novos conhecimentos também ajudam a melhorar as habilidades de comunicação e fornecem novos tópicos de conversa, enriquecendo o contato social.

Além disso, ao aprender algo novo, é possível conhecer novas pessoas com interesses semelhantes — por meio de pesquisas e comunidades nas redes sociais —, o que pode levar a novas amizades e conexões sociais significativas.

 

Se você também é um jovem dedicado e ama aprender coisas novas, assim como os nossos alunos bolsistas, então se prepare para fazer parte do Processo Seletivo Ismart 2024. As inscrições estão abertas para você se desafiar e ver o poder transformador da educação na prática!

Deixar comentário