Skip to main content

“Educação como fator de transformação social”, é o lema que sempre fez parte da história de Jéssica!

Incentivada desde pequena pelos pais a procurar oportunidades e bolsas educacionais, essa foi a alternativa que a jovem encontrou para mudar de vida, já que não tinham condições de arcar com os estudos, mesmo com muita luta. Foi durante essa busca que seu talento encontrou a oportunidade e Jéssica conseguiu uma bolsa no Ismart Presencial – Projeto Alicerce. Mal sabia aquela garota nascida em São José dos Campos, interior de São Paulo, que hoje estaria morando em Nova York e trabalhando em um dos maiores bancos do mundo.

Jéssica de Oliveira Moreira se formou na Barnard College, a escola de mulheres da Universidade de Columbia nos Estados Unidos, e no post de hoje, ela contará um pouco sobre toda sua trajetória como bolsista Ismart, suas experiências, desafios e conquistas que impactaram decisivamente seu sonho grande. Confira!

  • Como foi o seu caminho até aqui? Nos conte um pouco da sua história.

Me chamo Jessica De Oliveira Moreira, tenho 23 anos e sou de São José dos Campos, SP. Sou filha do casal Maura e José – nordestinos que migraram para São Paulo em busca de melhores condições de vida para os meus irmãos e eu. Tenho dois irmãos: Diego e Diane que são, respectivamente, 11 e 8 anos mais velhos que eu. Desde pequena, ouvi meus pais dizendo que a educação seria a única forma que teria de mudar de vida – meu pai, hoje aposentado, trabalhava como pintor industrial e minha mãe, dona de casa que fazia alguns bicos de costura, puderam estudar até a quarta série do ensino fundamental. Porém, mesmo sem recursos financeiros para bancar nossa educação, eles sempre nos incentivaram a buscar oportunidades educacionais para que pudéssemos ter uma vida melhor. Com o incentivo dos meus pais e o exemplo dos meus irmãos, desde pequena sonhava em fazer uma faculdade. Em 2010, meu irmão se tornou bolsista da Fundação Estudar e através deste outro projeto, conhecemos o Ismart. Em 2012, fui aceita no Ismart pelo programa Alicerce e pude fazer o contraturno escolar na escola Objetivo da minha cidade, São José dos Campos. Cursei o ensino médio no Colégio Embraer Juarez Wanderley e em 2018 me mudei para Nova York para estudar na Barnard College: a escola de mulheres da Columbia Universidade, com uma bolsa integral. Me formei em maio deste ano e hoje trabalho em um dos maiores bancos do mundo aqui em Nova York.

  • Em relação ao seu desenvolvimento pessoal, como foi a experiência de ser um Bolsista Ismart?

Não acredito que a experiência Ismart tenha “sido” ou “acontecido” no passado na minha vida. Hoje, como uma alumni, 10 anos depois da minha entrada no Ismart, ainda me considero “ismartiana” e serei até morrer, costumo brincar! Mas mais do que isso, o Ismart foi indispensável para que eu pudesse sonhar grande e alçar voos mais altos do que eu imaginei que conseguiria. Foi através do Ismart que descobri sobre a possibilidade de estudar fora do país, que pude estudar inglês com bolsa de estudos na Cultura Inglesa, que pude descobrir o que gostaria de estudar e aonde gostaria de chegar na minha carreira. O Ismart abriu portas na minha vida, que mudaram não somente a minha vida, mas também das pessoas a minha volta. O Ismart me ajudou a me desenvolver como aluna e como ser humano, me conectou com pessoas incríveis ao redor do Brasil e do mundo que me inspiram e muitos dos quais hoje posso também chamar de amigos.

  • Você participou de qual projeto? Como funcionou?

Entrei no Ismart pelo projeto Alicerce na oitava série. Na época, durante o oitavo e nono ano, fazia contraturno escolar na escola parceira do Ismart Colégio Objetivo. Estudava de manhã na escola pública e de lá ia para o Colégio Objetivo. Depois do projeto Alicerce, migrei para o projeto do ensino médio e depois para o do ensino superior.

De que forma a vivência em uma escola de excelência influenciou nas suas escolhas profissionais?

Além de certa forma me influenciar nas decisões acerca da minha carreira, estudar em uma escola de excelência me preparou para alcançar tais planos profissionais. Ao estudar em uma escola de excelência, sempre fui movida a “querer mais”, a “sonhar mais alto” com a minha carreira – o que acabou me levando a estudar em uma das melhores universidades do mundo. Além disso, estar nesses ambientes de excelência me conectou com outras pessoas de excelência, o que me ajudou a estender minha rede de contatos e alcançar metas ainda maiores para minha carreira.

  • Qual seu Sonho Grande? Você já conseguiu realizá-lo?

Costumo dizer que tenho vários sonhos grandes. Um deles, que era me formar em uma universidade de excelência nos Estados Unidos, acabei de realizar no último mês. Agora, além de ter o sonho de continuar me profissionalizando ao trabalhar no J.P.Morgan em Nova York e continuar estudando, sonho em poder contribuir para o sistema de educação brasileiro, ajudando a construir um sistema de excelência para todos, principalmente para os mais humildes que não possuem acesso à educação de qualidade. Além disso, sonho em ajudar outras mulheres a buscarem sua independência financeira e se tornarem profissionais de excelência no mercado financeiro – área em que trabalho atualmente e que ainda é tão dominada por homens.

  • Você enxerga que a sua experiência no Ismart afetou a vida das pessoas à sua volta? De que forma?

Totalmente. Vi amigos da minha comunidade sonharem em cursar faculdade, pude ajudar outros jovens da periferia a serem aceitos em escolas de melhor qualidade na minha cidade e hoje os vejo quase se formando em faculdades incríveis no Brasil, e também pude ajudar outros alunos a se prepararem para o processo seletivo das faculdades americanas.

  • Qual conselho você deixa para as pessoas jovens que se inspiram na sua trajetória?

Sonhem! Sonhem alto e sonhem grande. Usem as oportunidades à sua volta, principalmente se estiverem ligadas ao Ismart. Não tenham medo de pedir ajuda ao Ismart, à sua família e à sua rede de apoio: só cheguei aonde cheguei porque tive pessoas que acreditaram, investiram em mim e me ajudaram a realizar meus sonhos. Não tenha medo de colocar a “mão na massa” e fazer o que deve ser feito para atingir seus objetivos – cada degrau da sua trajetória é uma vitória, então não esqueça de sempre comemorar os pequenos passos que certamente te levarão à sua grande conquista. E nunca se esqueça da onde você veio e aonde você quer chegar.

  • E para o futuro, quais são seus sonhos e desejos? Qual a sua contribuição para transformar a vida das pessoas e contribuir com um mundo melhor?

Sou apaixonada pelo Brasil. Quero contribuir para o sistema de educação brasileiro para que outros talentos assim como eu tenham acesso à educação de qualidade. Pretendo alcançar isso seja através de iniciativas privadas ou através de cargos políticos. Também sonho em ajudar outras mulheres brasileiras a conquistarem sua independência financeira e a se tornarem profissionais de excelência em mercados ainda com uma participação feminina mais baixa que a masculina, como o mercado financeiro.

 

História inspiradora, não é? Assim como o Fabrício, muitos jovens sonham em estudar e mudar seu futuro. O Ismart tem como objetivo motivar, apoiar e reconhecer talentos para tornar esses sonhos realidade. Saiba mais sobre nossos projetos navegando no nosso site.

 

Deixar comentário