Skip to main content

O Processo Seletivo Ismart 2024 reabriu as inscrições! Você sabia que, pelos nossos programas, você também pode ter apoio para estudar fora do Brasil? A experiência com certeza trará benefícios para a sua vida profissional, e o Ismart ainda oferece mentorias que te ajudam com a inscrição nos processos.

África, Europa, América do Sul, Oceania, Ásia e América do Norte, são tantas as opções que você pode se perder na escolha. Mas calma, respira fundo, bebe um pouco de água e fica com a gente que vamos te mostrar por onde começar.

Planejando a experiência

Comece entendendo os tipos de filmes, séries e livros que você consome: em qual país esses personagens vivem? E as músicas que você escuta, qual é o idioma predominante? Ou, ainda, qual é a nacionalidade do seu ídolo? Ao fazer esses questionamentos, entendemos qual afinidade temos com determinada cultura, idioma e o nosso nível de interesse em se aprofundar nesse novo mundo.

O próximo passo consiste em pesquisar sobre os países que falam a língua em questão. Inglês? Existem lugares incríveis que carregam o inglês como língua materna na América do Norte, Oceania, Europa e até na África. Espanhol? Melhor ainda, temos muitos vizinhos que são como irmãos brasileiros aqui na América do Sul, assim como na Europa, América do Norte e África.

Aproveite para pesquisar sobre as culturas locais, seus costumes, quais as melhores universidades e quais os principais documentos que essas instituições solicitam para fazer acontecer o plano de estudar no exterior.

Com a lista de países, cidades, universidades e documentos em mãos, chegou a hora de entender os três benefícios de estudar fora para sua vida profissional.

Um mundo de oportunidades: conheça 3 benefícios de estudar fora

1. Aprender um novo idioma

Morar em um país diferente permite contato constante com a língua nativa, uma ótima oportunidade para aprender, ou até mesmo aprimorar, o idioma. Aproveite todos os contatos com os nativos para melhorar a escuta, ampliar seu vocabulário, treinar a fala nas aulas e os olhos nos passeios pela cidade.

Com a longa estadia e os estudos, você tem a chance de se tornar um fluente no idioma e se destacar no mercado de trabalho.

2. Conhecer e vivenciar uma nova cultura

Ao estudar fora, você amplia a sua visão de mundo, aprende sobre os costumes de outra cultura, entende como funciona a política local. Essa vivência proporciona o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, uma vez que o contato social é essencial durante a jornada.

Além disso, a sala de aula dessas universidades é um grande encontro de culturas e nações, com diferentes valores, opiniões e perspectivas a respeito da vida cotidiana.

3. Destaque no mercado de trabalho

A experiência fora do país chama a atenção de entrevistadores no mercado de trabalho, visto que habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e adaptabilidade foram bem desenvolvidas durante os anos de estudo no exterior, bem como o comprometimento e a dedicação.

Histórias de sucesso

Jéssica de Oliveira, bolsista do Alicerce, tem uma história de sucesso envolvendo o sonho de “estudar fora”: começa em São José dos Campos e termina na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Incentivada desde nova pelos pais a procurar por oportunidades e bolsas educacionais, encontrou o Ismart e foi aceita em 2012 no Projeto Alicerce. Foi aí que descobriu que existia a possibilidade de estudar no exterior e logo conseguiu uma bolsa de estudos na Cultura Inglesa, escola britânica de inglês.

Durante o oitavo e o nono ano, passou a estudar em sua escola regular pela manhã e, na parte da tarde, no Colégio Objetivo, escola parceira do Ismart. No ensino médio, migrou para o Projeto Bolsa Talento e fez parte do Programa de Desenvolvimento para Universitários.

Jéssica acredita que o contato e a vivência em uma escola de excelência influenciou, de forma positiva, em suas decisões acerca de sua carreira e a possibilitou concretizar seus planos profissionais.

Hoje, com 23 anos, é formada pela Barnard College, a escola de mulheres da Universidade de Columbia (EUA), mora em Nova York e trabalha em um dos maiores bancos do mundo, o J.P. Morgan Private Bank!

 

Pronto(a) para fazer como a Jéssica e realizar o sonho de estudar fora do Brasil em uma universidade de excelência? Então corra para se inscrever no site do Processo Seletivo Ismart 2024 e superar os seus limites com uma educação que transforma!

Deixar comentário