Skip to main content

Para o Ismart, o sucesso é a transformação de um Sonho Grande em uma atividade produtiva, com ética e responsabilidade social. Esse é um dos principais valores trabalhados com nossa rede. 

Para fomentar o desenvolvimento de ideias e projetos que possam agregar positivamente à nossa sociedade, o Ismart promoveu na 16ª Convenção de Alunos e Famílias o concurso cultural Desafio Sonho Grande, onde nossos bolsistas foram convidados a descrever um projeto ou ideia para solucionar problemas e desafios reais da sociedade ou da sua comunidade..

A ideia poderia ser uma solução livre, obtida por meio de um empreendimento, um produto, uma inovação, uma política pública, um projeto, sem limites para a ideação aqui!

Sabe o mais legal disso tudo? Autores das melhores ideias ganharam uma viagem com tudo pago e direito à acompanhante para uma das grandes capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte – cidades onde o Ismart atua! Demais, né?!

Agora, com certeza você está com muita curiosidade para saber quais foram as ideias vencedoras do concurso… então, prepare-se e confira abaixo os destaques do Desafio Sonho Grande:

São Paulo:

Ana Clara André Lima – Colégio Rio Branco (2º ano E.M):

Qual é o seu Sonho Grande? Ambientes limpos e geração de energia sustentável. Em diversas comunidades pelo Brasil podemos observar condições insalubres quanto à limpeza do local, pela falta de coleta ou mau direcionamento de resíduos. Dito isso, uma das resoluções possíveis para esses dois problemas seria a geração de energia biomassa através dos resíduos que não teriam um direcionamento correto.

Essa solução seria descrita da seguinte maneira: As usinas de geração de energia deixariam  um stand para a coleta de resíduos nas comunidades; As famílias levariam seus resíduos e pelo direcionamento correto iriam receber um bônus com desconto no valor da conta da energia que será produzida a partir destes mesmos resíduos; Durante a semana o caminhão de coleta passaria paras coletar esses resíduos; Quanto mais resíduos as comunidades direcionarem ao stand maior o desconto para as famílias.

Por que Ana Clara escolheu esse Sonho Grande? Escolhi esse sonho devido às matérias escolares que abordam a produção de energia sustentável e meu interesse social em tornar a energia acessível a todas as comunidades. O mundo precisa desse sonho para cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, garantindo a todos o acesso à energia limpa e uma cidade sustentável.

Felipe Pacheco dos Santos – Colégio Bandeirantes (9º ano E.F):

Qual é o seu Sonho Grande? A ideia é criar um programa abrangente chamado TechConnect que visa tornar a tecnologia mais acessível a comunidades carentes e grupos sub-representados. A TechConnect trabalha para remover barreiras econômicas, educacionais e geográficas para garantir que todos tenham a oportunidade de aproveitar os benefícios da tecnologia moderna.

Por que Felipe escolheu esse Sonho Grande? Escolhi o TechConnect porque acredito na importância de garantir oportunidades iguais no acesso à tecnologia e no impacto transformador que a tecnologia pode ter. O mundo precisa do TechConnect para remover barreiras econômicas e educacionais, promover a inclusão digital e reduzir as desigualdades, tornando-o mais justo e igualitário.

São José dos Campos:

Amanda Cristina Martinez da Rosa – Colégio Objetivo (3º ano E.M):

Qual é o seu Sonho Grande? Meu Sonho Grande visa atingir entregadores por aplicativos, especialmente os motoboys, que muitas vezes não contam com um apoio ou garantia para alimentação, descanso, internet e necessidades básicas por parte do aplicativo para o qual prestam serviço. A ideia base do projeto é a criação de postos específicos para os entregadores, que contenham um lavabo, um espaço para alimentação (com micro-ondas, por exemplo), ponto de internet gratuita e espaço para recarregar os celulares.
Esses postos seriam instalados em pontos de maior concentração de entregadores, como centros e bairros de maior movimentação de comércios, feitos a partir de containers que ao invés de ser direcionado ao descarte ou desuso, seriam reformados e equipados de maneira sustentável, tecnológica e segura, com energia solar (baixo custo a longo prazo), câmeras de segurança e acesso restrito para entregadores.

Por que Amanda escolheu esse Sonho Grande? Escolhi esse sonho devido à experiência pessoal de meu pai trabalhando como entregador e o desejo de trazer mais dignidade e conforto a esse trabalho necessário. O mundo precisa desse sonho para valorizar os pequenos trabalhadores e promover a empatia, humildade, carisma e cidadania, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.

Matheus Rodrigues Lintes de Sousa – Colégio Poliedro (9º ano E.F):

Qual é o seu Sonho Grande? Meu Sonho Grande desde os 5 anos é ser médico, especificamente neurologista cirúrgico. Quando conseguir chegar a esse ponto, quero construir um hospital de consultas gratuitas para pessoas de baixa renda, parecido com o formato do SUS. Para conseguir esse feito, vou precisar da ajuda de muitas pessoas, primeiro para chegar a ser médico, e depois, na construção da estrutura do hospital e na busca de profissionais dispostos a serem voluntários.

Por que Matheus escolheu esse Sonho Grande? Escolhi esse sonho pois, quando nasci tive muitos problemas de saúde, e não foi fácil para meus pais conseguirem cuidar de mim por não termos muitas condições financeiras. Por isso gostaria de facilitar a vida de pessoas com baixa renda e com problemas de saúde, para que não passem o que minha família passou comigo, e também para que não dependam totalmente do Sistema Único de Saúde (SUS). O mundo necessita disso pois, infelizmente a maioria dos países não tem um sistema público de saúde que atende a população de baixa renda. E é aí que meu projeto entra, para tentar melhorar a condição de saúde no mundo todo.

Rio de Janeiro:

Yasmim Alves Rolim – Colégio Pensi Ibituruna (1º ano E.M):

Qual é o seu Sonho Grande? Meu Sonho Grande é a criação de pequenas casas/abrigos feitos de forma ecológica e sustentável, e que sejam fabricados aqui no Brasil com a intenção de acolher pessoas em situações de rua, ou que ficaram desabrigadas após desastres naturais ou vítimas de violência doméstica. Esses abrigos poderiam ser feitos a partir da reutilização de containers que eram usados para o transporte de mercadorias. Esses abrigos começaram a ser feitos em países da Europa e Japão, chegando aqui no Brasil de forma tardia como protótipos em eventos de arquitetura e decoração. O uso desses container para a construção de moradia pode ser muito benéfico a milhões de pessoas em situações de precariedade. 

Por que Yasmim escolheu esse Sonho Grande? Porque esse sonho ajuda pessoas em situações de vulnerabilidade a terem a chance de se estabelecer e poder recomeçar. É notório o quanto as pessoas precisam de acolhimento, essa é uma necessidade que todos deveríamos ter suprida, todos deveríamos ter direito a um abrigo. Essa iniciativa pode me dar a oportunidade de atuar na área da engenharia civil, uma carreira que quero muito seguir futuramente.

Amanda Marins Seixas Mattoso de Souza – Colégio pH Tijuca (9º ano E.F):

Qual é o seu Sonho Grande? O meu Sonho Grande é poder ajudar as pessoas que não conseguiram um bom emprego. Eu quero fazer faculdade no exterior e conseguir abrir uma empresa, nela eu quero contratar pessoas que estudaram em colégios públicos de baixa qualidade, e que, consequentemente, não tiveram acesso a uma boa educação. Quero que minha empresa tenha convênios com cursos de capacitação para poder ajudar essas pessoas a melhorarem profissionalmente.

Por que Amanda escolheu esse Sonho Grande? Tenho muitos amigos na escola pública e tenho um carinho enorme por eles, mas, infelizmente, eu sei que muitos deles vão terminar o ensino médio ou até mesmo o fundamental, e não vão dar continuidade aos estudos pois precisam trabalhar para ajudar a família e/ou não reconhecem a real importância do estudo. Infelizmente eles não tiveram a mesma oportunidade que eu tive de ingressar no Ismart. Por todos esses motivos e pelo carinho que eu tenho por eles, fico muito preocupada e muito triste em pensar como será o futuro deles. Minha motivação é ajudar as pessoas que não tiveram oportunidades, e por conta disso, levam as consequências ao longo da vida. Sem uma boa educação, essas pessoas dificilmente conseguirão bons empregos, bons salários e uma vida mais digna.

Belo Horizonte:

Júlia Ferreira Ramalho – Colégio Santo Antônio (2º ano E.M):

Qual é o seu Sonho Grande? Meu Sonho Grande é impactar a vida de outros estudantes e ajudá-los a concretizar seus objetivos por meio de um aplicativo que deve fornecer as melhores vídeo aulas de cada conteúdo, com resumos eficientes e diretos, questões de vestibulares específicos, simulados e jogos interativos que estimulam o raciocínio lógico. Haveriam também dados que mostrem a evolução do aluno ao longo do tempo. O objetivo é atingir o maior número de estudantes possível, e proporcionar a eles materiais excelentes para que possam estudar gratuitamente, com qualidade e de forma pró ativa. Desse modo, mais estudantes poderão ingressar em escolas que proporcionam um ensino médio de qualidade e, posteriormente, em faculdades de excelência, fazendo com que a educação seja mais democrática, divertida e eficaz.

Por que Júlia escolheu esse Sonho Grande? Escolhi esse Sonho Grande, porque a educação é a base para que os grandes sonhos da vida sejam concretizados. Assim disse Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Portanto, para vencer os problemas de fome, infraestrutura, violência e desigualdade social no Brasil, deve-se focar na democratização do ensino de excelência, pois é a educação que sustenta a sociedade.

O mundo será impactado positivamente com a concretização do meu Sonho Grande, porque a educação de excelência é extremamente elitizada no Brasil e isso gera um grande prejuízo para os estudantes de baixa renda, que têm dificuldades para acessar conteúdos de qualidade. Assim, muitos desses alunos precisam de cursos de aprofundamento nas matérias para passar no vestibular. O problema é que esses cursos são caros e muitos indivíduos não têm condições de arcar com as despesas. Dessa forma, a desigualdade social se perpetua no Brasil, visto que a formação impacta diretamente na renda futura desses jovens. Dito isso, o meu Sonho Grande é ajudar no acesso ao ensino de excelência, tornando-o mais justo e igualitário.

Daniel Lara Silva – Colégio Bernoulli (9º ano E.F):

Qual é o seu Sonho Grande? Meu Sonho Grande é encontrar a cura do câncer, especificamente o câncer nos rins e no pulmão.
Por que Daniel escolheu esse Sonho Grande?
Para achar a cura do câncer precisarei saber tudo sobre ele. Assim, precisarei explorar a biologia e seus ramos, como a bioquímica e a microbiologia, a epidemiologia, engenharia biomédica, radioterapia, patologia, entre outros campos. Esses ramos da ciência, se aplicados a favor de uma cura, podem me ajudar a realizar meu sonho. Visto que câncer é uma doença fatal, que mata milhares de pessoas todo ano, achar sua cura definitiva seria uma grande revolução positiva para toda a humanidade.
Aqui no instituto, acreditamos que que os bons exemplos têm efeito multiplicador, por isso promovemos ações como o Concurso Sonho Grande, que visam dar luz às soluções e projetos desenvolvidos, mas também, encorajar outros jovens a pensarem de forma crítica sobre como nossa sociedade se organiza nos dias de hoje. Esperamos que todos esses projetos possam se tornar realidade, e que, a cada ano, tenhamos cada vez mais jovens empenhados em revolucionar suas realidades.

Aqui no Ismart, acreditamos que que os bons exemplos têm efeito multiplicador, por isso, promovemos ações como o Desafio Sonho Grande, que visam dar luz às soluções e projetos desenvolvidos pelos nossos alunos, mas também, encorajar outros jovens a pensarem de forma crítica sobre como nossa sociedade se organiza nos dias de hoje. Esperamos que todos os projetos vencedores possam se tornar realidade, e que, a cada ano, tenhamos cada vez mais jovens empenhados em liderar uma transformação através de suas ideias.

Summer Program: um mundo de oportunidades! Clique e conheça a experiência de um Ismartiano em Harvard.

Deixar comentário