Skip to main content

Que o Summer Program é uma das melhores experiências de intercâmbio escolar para o seu futuro estudantil e profissional, você já sabe.

Mas assim como a Maria Eduarda, que passou duas semanas do verão no Wellesley College, trouxemos mais uma História de Sucesso para te inspirar a correr atrás do seu sonho de estudar fora do país: dessa vez, vamos passar por Harvard!

LEIA TAMBÉM: 3 benefícios de estudar fora para a vida profissional

Um cenário de filme em Harvard

Pedro Moraes Freitas tem 16 anos, está cursando o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Bandeirantes e faz parte do Programa Alicerce aqui do Ismart.

Em março de 2023, Pedro recebeu a notícia de que foi um dos selecionados para participar do Summer Program em Harvard em junho. Durante dois meses ele separou documentos, tirou seu visto e arrumou as malas.

Claro que o seu primeiro pensamento, já dentro do avião, não foi diferente da Maria Eduarda: se perguntou o que estava fazendo e “onde é que foi parar”. Apesar do frio na barriga, chegou em seu destino “pronto para desbravar o seu novo lar temporário”.

Diferente do seu trajeto até a escola em São Paulo, ao chegar em Harvard University, ele não teve problemas para acessar o campus, bastou sair da estação para vislumbrar a arquitetura dos prédios que só havia visto em filme.

Entre lojas, restaurantes, estudantes, turistas e esquilos pelas ruas, Pedro foi muito bem recebido pelo seu instrutor e colegas de quarto ao chegar em seu dormitório, fazendo-o se sentir acolhido e aliviar as saudades de casa.

Pedro no campus de Harvard.

Pedro no campus de Harvard.

Expectativas atendidas

Durante suas duas semanas no campus, entrou em contato com professores atenciosos e prontos para aprofundar os conteúdos, permitindo que os alunos participassem da direção das aulas.

Para além do conhecimento acadêmico, durante o Summer Program, Pedro conheceu pessoas de todos os continentes que lhe fizeram enxergar o mundo por meio das lentes de suas culturas.

Também aproveitou a oportunidade para se aventurar no mundo dos esportes e se divertiu com seus colegas em “partidas de vôlei em um dia com sensação térmica de 40°C”.

Com todas essas memórias, sabe que suas expectativas – as mais altas possíveis – foram totalmente atendidas!

As barreiras da linguísticas

Pedro também conta que seus primeiros dias não foram fáceis, sentiu saudade da família e dos amigos e enfrentou alguns desafios com a língua.

Ele achava que seu inglês seria suficiente, mas, em suas palavras: “percebi que eu só aprenderia de verdade estando inserido em um espaço que me desse apenas duas opções: ou você fala em inglês, ou não fala”.

Mesmo com a barreira linguística, as pessoas com quem teve contato foram muito pacientes.

Novamente em São Paulo, Pedro diz que olha para trás com saudades daquilo que viveu em Harvard. “Mas, felizmente, consegui trazer a universidade comigo. Cada pedaço do que experienciei lá me acompanhou até em casa. Sou infinitamente grato ao Ismart por me permitir passar essas duas semanas em um lugar que não imaginei que pudesse ocupar”.

 

Incrível essa experiência do Pedro na Harvard University pelo Summer Program 2023, não é? E se você ficou animado para participar do programa, o Ismart quer te ajudar a chegar cada vez mais longe com os seus talentos!

Deixar comentário