Skip to main content

Provavelmente você deve ter entre os amigos aquele que se relaciona melhor com os colegas na escola, ou o membro do grupo de trabalho que naturalmente assume a liderança na hora da execução das tarefas. Essas características são conhecidas como soft skills, termo em inglês usado para definir habilidades comportamentais

Saiba como desenvolver soft skills

Ao contrário de muitas outras, as habilidades comportamentais não podem ser aprendidas na escola. Pelo menos não da maneira tradicional, nos livros ou em uma aula específica. A experiência escolar pode desenvolver soft skills a partir da premissa de proporcionar a convivência entre os estudantes, pois elas incluem a capacidade de se comunicar, orientar colegas, liderar, negociar, seguir instruções e concluir um trabalho no prazo.

Quer saber como adquirir soft skills? Preparamos algumas dicas para te ajudar.

LEIA TAMBÉM: Como tocar instrumentos musicais melhora seu desempenho acadêmico?

Autoconhecimento

Prepare uma lista com o que você considera como seus pontos fortes e fracos. De posse dela, faça uma reflexão e crie uma estratégia de desenvolvimento. Sabendo quais habilidades comportamentais você já tem e as que precisam ser melhoradas, fica mais fácil entender por qual caminho seguir. Por exemplo: se você tem dificuldade em expor sua opinião em um grupo de trabalho escolar, já sabe que a liderança é um ponto a ser trabalhado. Caso tenha dificuldade em chegar a esses pontos, peça ajuda para colegas da escola, pais, professores ou qualquer pessoa que você considere importante saber o que pensa a seu respeito. 

Pratique voluntariado

Conhecer outras experiências de vida é uma ótima maneira de ampliar seus horizontes e desenvolver novas habilidades comportamentais. É o famoso sair do seu quadrado, se abrir para um universo, muitas vezes, desconhecido. Isso te ajuda a aprender como se adaptar a diferentes tipos de pessoas e ambientes, melhorar sua capacidade de liderança e aumentar sua confiança. 

Tenha uma inspiração 

Preste atenção à sua volta e veja se não há uma pessoa que você admira. Pode ser um professor, colega de sala de aula, primo ou aquele amigo que você olha e pensa: gostaria de ser assim. Fale com essa pessoa, peça ajuda para seguir no caminho da motivação em busca de novas habilidades comportamentais

Aprender sempre 

Tenha em mente que não há tarefas impossíveis, mas sim pessoas incapazes de executá-las. Então, olhe para si e se explore, use o máximo de sua capacidade para adquirir conhecimento e com isso, desenvolver cada vez mais, soft skills. 

Deixar comentário