Skip to main content

Você sabia que 81% dos universitários Ismartianos, nos dois últimos anos da graduação, conquistaram estágios, empregos efetivos ou oportunidades acadêmicas de destaque? Este é um dos motivos para o Ismart disponibilizar, mais uma vez, centenas de vagas para bolsas de estudos. As inscrições do Processo Seletivo 2025 do Ismart estão abertas para os programas: Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. Podem concorrer a bolsas de estudo  alunos do 7º ou 9º ano do ensino fundamental, que residam nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Cotia (SP) ou Sorocaba (SP).

Entenda melhor as diferenças entre os programas do Processo Seletivo Ismart

Programa Alicerce

O foco são estudantes de baixa renda que estejam cursando o 7º ano do ensino fundamental e que tenham, no máximo, 13 anos de idade. Os aprovados no Processo Seletivo Ismart para o programa Alicerce, ingressam no curso preparatório que tem a duração de dois anos (8º e 9º anos) e acontece no contraturno escolar em uma das escolas parceiras de excelência, além de participarem do programa de desenvolvimento com acompanhamento da equipe do Ismart. 

Ao final do 9º ano, os estudantes do Alicerce podem ingressar como alunos regulares na escola parceira, com 100% de bolsa de estudo no ensino médio. Além do preparatório gratuito, o Ismart oferece material escolar, transporte, alimentação e uniforme durante toda a sua jornada, de forma gratuita.

Bolsa Talento

É voltado aos candidatos do 9º ano do ensino fundamental, com até 15 anos de idade. Quem escolher Bolsa Talento no Processo Seletivo Ismart e for aprovado terá a oportunidade de fazer o Ensino Médio com bolsa de estudos integral, em colégios particulares parceiros do Ismart. 

O estudante também terá acesso a um programa de desenvolvimento pessoal e orientação profissional, acompanhamento especializado individual, além de receber material escolar, transporte e alimentação.

Ismart Online

O Processo Seletivo do Ismart nesta modalidade é destinado a estudantes de baixa renda que estejam cursando o 7º ano do Ensino Fundamental e tenham, no máximo, 13 anos de idade. 

Ao ser aprovado para o Ismart Online, estudantes terão acesso a uma plataforma online e gratuita de estudos com aulas de Português, Matemática e redação, além de tutoria individual, formações presenciais e acesso às melhores oportunidades no Ensino Médio.

LEIA TAMBÉM: O que é o Summer Program e quais seus benefícios?

Fases do Processo Seletivo Ismart

Todas as etapas são eliminatórias e o processo é dividido por:  

1ª FASE: o candidato preenche um questionário com cadastro completo e  responde ao Teste Online, com questões de múltipla escolha de Português e Matemática no site. 

2ª FASE: os classificados na primeira etapa realizam uma Prova Digital com questões de múltipla escolha de Português, Matemática e temas que avaliam o potencial de aprendizagem.  

3ª FASE: os candidatos passarão por um desafio no Desafio Ismart.

4ª FASE: os candidatos participam de uma Avaliação Socioeconômica para que sejam conferidos os critérios de renda definidos pelo Ismart.

5ª FASE: os responsáveis são entrevistados por um assistente social, com o objetivo de entender a dinâmica familiar. 

6ª FASE: o candidato faz uma entrevista individual com psicólogo. A entrevista avalia interesse no programa, capacidade de superar desafios e outras competências socioemocionais. 

Os resultados de todas as fases do Processo Seletivo Ismart são disponibilizados no site e nas redes sociais do Ismart (www.ismart.org.br; fb.com/ismartoficial; instagram.com/ismart.oficial). O candidato poderá acompanhar seu resultado utilizando login e senha cadastrados no momento da inscrição. 

Se você acredita no poder transformador da educação na vida de jovens talentos, corre e inscreva-se  gratuitamente no site

Deixar comentário