Skip to main content

A área da educação sempre é atualizada com novos métodos de aprendizagem, estudos científicos e atividades práticas. Nos últimos dois anos, as transformações foram mais rápidas devido às mudanças sociais provocadas pela pandemia de Covid-19. O período letivo de 2022 se inicia e, com o avanço da vacinação, cada vez mais jovens retornam presencialmente às escolas. Por isso, é essencial que você, educador, esteja atento às tendências na educação para este ano que começa! 

Confira 4 tendências educacionais para já ir se planejando com seus alunos e não ter surpresas!

As tendências educacionais mais esperadas em 2022

  • O ensino híbrido

Ele chegou para ficar e é adaptável para diferentes formatos. Por isso, o ensino híbrido, considerado uma das tendências educacionais, não é necessariamente o mesmo de 2021, o qual visava a mistura de aulas presenciais e à distância ou permitia a transmissão ao vivo das aulas em sala para os estudantes em casa.

Agora, os educadores notaram que é possível usufruir mais ainda da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. É possível a elaboração de conteúdos digitais que complementem os encontros presenciais e de atividades que explorem jogos online, tours virtuais por museus ou cidades, entre outras ideias.

CONFIRA TAMBÉM: Como aproveitar as tecnologias do modelo híbrido de ensino em sala de aula?

  • Muitas avaliações diagnósticas

Mesmo com todo o esforço de professores e instituições de ensino, infelizmente, o período de aulas online deixou certo nível de defasagem em alguns dos alunos. É hora de recuperar o tempo perdido! Para isso, as avaliações diagnósticas são muito pertinentes. Este tipo de avaliação não visa estabelecer notas aos alunos, e sim entender o que absorveram ou não do conteúdo. Elas podem ser aplicadas em forma de testes, propostas de redação e outros modelos de atividades, ocorrendo no início ou durante do período letivo, pois ajudam o professor a montar o cronograma escolar e adaptar as suas estratégias de ensino.

  • Valorização das habilidades socioemocionais

Não apenas uma das tendências educacionais, mas também uma obrigação das instituições. De acordo com as atualizações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2019, as habilidades socioemocionais devem ser abordadas durante o programa escolar. Nada mais justo, visto que elas são importantíssimas e, em especial no momento delicado que vivemos, os jovens estão sujeitos a fragilidades emocionais e devem aprender a lidar com elas e também com os sentimentos dos outros. Além disso, eles passaram um período isolados e precisam ser estimulados na escola a interagir socialmente.

SAIBA MAIS: Educação socioemocional: o que é e como adotar com os alunos?

  • Maior suporte da tecnologia

A tecnologia se tornou indissociável da educação – o ensino híbrido é uma prova disso. Dessa forma, é uma tendência educacional a ampliação de seu uso não apenas pelos estudantes (como forma de realizar suas pesquisas, por exemplo), mas também pelos educadores na hora de elaborar as aulas. Os jovens atuais pertencem à chamada geração Z, por isso, são altamente conectados e a utilização de equipamentos tecnológicos e aplicativos é, sim, uma forma de chamar sua atenção e estimulá-los.

Além disso, as plataformas digitais são interessantes na hora das avaliações por otimizar o tempo de correção e ainda gerar relatórios com análises e gráficos sobre o desempenho da turma.

Empolgado para colocar em prática todas essas novidades com seus alunos? Siga o portal Ismart para conhecer mais dicas! Nossa equipe também aproveita para desejar um bom início de ano letivo a todos os educadores e estudantes.