Skip to main content

Aqui no Ismart nossos bolsistas são selecionados anualmente para participar de experiências gratuitas de intercâmbio escolar por meio do Summer Program. Participar de imersões culturais fora do país é benéfico aos alunos para além de suas vidas escolares.

Para falar sobre o programa e seus benefícios, trouxemos uma História de Sucesso incrível da bolsista Ismart Maria Eduarda de Mattos Brandão para inspirar você a chegar ainda mais longe.

LEIA TAMBÉM: O Programa Rise está de volta!

O que é o Summer Program?

O Summer Program é oferecido pelas instituições de ensino durante seu período de férias de verão, como um intercâmbio. Ao se aplicar ao programa de curta duração, o aluno pode escolher os cursos, com aulas teóricas e práticas, que deseja participar, e ainda atividades extracurriculares.

Fazer parte de um projeto como este possibilita o contato entre jovens de diferentes nações e culturas, amplia a visão de mundo, promove o networking e desenvolve competências socioemocionais.

Com a experiência, também é possível se aprofundar na cultura do país de destino e adquirir habilidades de liderança.

Uma história de sucesso em Wellesley College

Maria Eduarda de Mattos Brandão tem 18 anos e é uma ismartiana que passou pelos programas Ismart Online e Bolsa Talento. Durante o mês de junho de 2023, ela participou do Summer Program na universidade de Wellesley College, localizado em Massachusetts – EUA.

Maria Eduarda no campus de Wellesley College.

Maria Eduarda no campus de Wellesley College.

Expandindo os horizontes e ultrapassando barreiras

Dentro do avião, a caminho dos Estados Unidos, Maria Eduarda chegou a se questionar sobre a experiência que iniciava. Mas no decorrer da viagem conseguiu conversar com outros e se relembrou que o seu propósito naquela lá seria conhecer pessoas, lugares, culturas, expressões e ir em busca do desconhecido.

Apesar de algumas dificuldades, ela conquistou novas amizades de estudantes do ensino médio da França, Grécia, Marrocos, Oriente Médio, China, Coreia, Estados Unidos e Brasil.

Ainda que os ideais fossem tão semelhantes entre os jovens, nas três semanas dentro do Wellesley College, Maria Eduarda acessou diferentes perspectivas e formas de encarar o programa, o que tornou a experiência ainda mais especial e enriquecedora.

Para ela, participar do Summer Program possibilitou o seu crescimento pessoal ao sair da zona de conforto e ultrapassar as barreiras da timidez e do medo. Em pouco tempo já se viu passeando pelo campus e aos arredores do colégio com seus novos amigos!

Novos formatos em sala de aula

Diferente de sua escola aqui no Brasil, os alunos possuem bastante autonomia em sala e acabam por guiar o desenrolar das aulas. Com as discussões em grupo e as aulas práticas, ela se sentiu mais motivada a continuar os estudos e aprimorar a língua inglesa.

Em suas palavras, “o Wellesley College deixa em mim uma grande saudade do campus cheio de esquilos e a independência que ele traz, dos meus amigos de todo o mundo, das dissecações de ovelhas, das construções de turbinas e das memórias de verão que vão durar por muitas estações. Felizmente, tirei dessa experiência muito mais do que esperava: um imenso aprendizado e uma motivação para estudar fora ainda maior”.

 

E aí, gostou de saber sobre a experiência da Maria Eduarda no Summer Program 2023 e ficou animado para participar do programa? O Ismart está sempre pronto para te apoiar a atingir os seus objetivos utilizando todo seu potencial!

Deixar comentário