Skip to main content

O cyberbullying é um tipo de bullying que acontece no mundo digital, em redes sociais, aplicativos de mensagens e outros meios online.

Esse assédio virtual envolve o uso de ameaças, insultos e até mesmo a divulgação de informações pessoais ou fotos constrangedoras sem o consentimento da vítima.

Como saber se você é uma vítima do cyberbullying?

Você deve conhecer o termo hater – “odiador” em tradução livre -, utilizado para nomear uma pessoa ou um grupo que postam conteúdos de ódio e críticas sobre alguém. Esses tipos de conteúdos produzidos pelos haters são classificados como cyberbullying e têm a intenção de ameaçar, magoar, expor e até excluir a vítima do contexto social, por exemplo, escolar.

Por acontecer em um meio digital, a identificação dos envolvidos torna-se difícil em alguns casos, já que eles acabam por utilizar perfis falsos.

LEIA TAMBÉM: O que é escravidão moderna?

Consequências do assédio virtual

As causas do cyberbullying podem ser as mais variadas, como a diferença de gênero, raça, religião, orientação sexual, cultura e aparência física, por exemplo. Levando a sérias consequências emocionais, psicológicas e sociais. Pode causar ansiedade, depressão, isolamento social e até mesmo levar a problemas mais graves.

Caso você ou algum colega esteja passando por uma situação parecida e identifique esses sintomas, busque a ajuda e o apoio de adultos de confiança, como pais ou professores, para lidar com o ocorrido e garantir sua segurança online e bem-estar emocional.

É essencial que todos nós saibamos como reconhecer, prevenir e combater o cyberbullying, promovendo um ambiente online mais seguro e saudável para todos.

Esteja atento e ajude a construir um ambiente seguro

Um dos modos de construir um ambiente seguro para todos, dentro e fora do ambiente escolar, é estar consciente de suas próprias ações online e também estar disposto a apoiar e ajudar amigos e conhecidos.

Lembre-se de que a empatia e o respeito são valores importantes para criar uma comunidade digital mais amigável e positiva.

Deixar comentário