Skip to main content

A tecnologia vem se desenvolvendo a cada ano, novas redes sociais surgem e, com eles, novos meios de se comunicar e saber sobre uma notícia de alguma parte do mundo de forma instantânea.

Com tanta informação, siglas como FOMO, FOBO e JOMO surgem para agrupar sintomas recorrentes em jovens e adultos em uma era digital acelerada.

Síndromes da era digital

FOMO: Fear Of Missing Out

O Fear Of Missing Out, também traduzido como “medo de ficar por fora”, ou simplesmente FOMO, atinge pessoas de todas as idades que acabam dependentes do excesso de informações.

Essa dependência causa ansiedade ao ficar muito tempo longe do celular, por exemplo, ou em um local sem Wi-Fi ou dados móveis. O resultado desse sentimento leva ao medo de deixar que alguma notícia ou publicação importante se perca na timeline – o feed – das redes sociais.

Além disso, o FOMO traz mais alguns sintomas específicos:

  • Uso compulsivo das redes sociais já existentes e das que surgem;
  • Necessidade de postar cada detalhe do que acontece em seu dia;
  • Dificuldade de ficar longe de tecnologias ou sem acesso à internet;
  • Desbloquear e bloquear o celular sem necessidade de uso; e
  • Sentir-se menos interessante que colegas e amigos.

LEIA TAMBÉM: Os benefícios de desenvolver a criatividade com arte

FOBO: Fear Of Better Option

Parecido com o FOMO, o FOBO – ou medo de uma opção melhor – causa uma incapacidade de tomar decisões no dia a dia.

Por exemplo, sabe aquele dia em que você se deparou com um mundo de opções para comprar de lanche na cantina da escola? Com tantas oportunidades e um valor em dinheiro que não possibilita comprar todos os lanches do mundo, você poderia ficar paralisado e demorar algum tempo para escolher a sua melhor opção.

Em situações como essa, perguntas que começam com “e se…” ou “talvez…” tornam-se frequentes e provocam sintomas como:

  • Insegurança e ansiedade para tomar decisões;
  • Mudar de ideia constantemente; e
  • Dificuldade traçar, iniciar e concluir planos.

JOMO, ou detox digital

Diferente do FOMO e do FOBO, o Joy Of Missing Out, traduzido como “a alegria em ficar por fora”, seria a solução para a grande carga de informações que recebemos todos os dias.

O termo nos alerta dos prejuízos da abundância de tempo investido na frente das telas de nossos celulares e computadores, assim como o aumento dos casos de ansiedade e depressão – as doenças do século.

Pequenas ações para grandes conquistas

Para incluir o JOMO em sua rotina, entenda quais são os conteúdos que afloram a ansiedade, que te deixam para baixo e causam confusão nos seus pensamentos. Aqui a ideia é se tornar mais seletivo quanto ao que você consome nas redes.

A substituição é outra forma colocar um hábito saudável no lugar do uso constante das tecnologias, como ler um livro, passear com o seu cachorro, fazer uma caminhada, brincar com um amigo ou irmão com cartas, ou jogos de tabuleiro.

Quando mudamos um hábito que faz mal por um que estimula o nosso cérebro ou que proporciona o descanso e o desenvolvimento de relações saudáveis, outros benefícios aparecem:

  • Diminuição dos sintomas da ansiedade e da depressão;
  • Favorece a gestão de tempo e definição de prioridades;
  • Aprender a dizer não para as atividades e hábitos que não te fazem bem; e
  • Aumentar o tempo de qualidade com familiares e amigos.

 

Se você gostou de saber mais sobre os impactos do uso contante das tecnologias e como diminuir a ansiedade que o mundo digital nos causa, aproveite para ler o livro “Uma ilha a mil milhas daqui”, de Jonas Ribeiro, que conta a história de um menino que acaba abandonando a relação com os avós após ganhar um computador, mas percebe que algo está faltando.

Deixar comentário