Skip to main content

Estudante, você sabia que aprender a tocar instrumentos musicais pode trazer inúmeros benefícios ao seu desempenho acadêmico? Caso você não saiba tudo o que a música pode te proporcionar, neste conteúdo falaremos sobre cada um deles!

Tocar instrumentos estimula todo o cérebro

Aprender a tocar instrumentos musicais ajuda a estimular a memorização, melhora as suas habilidades motoras e favorece a atenção. Outras duas vantagens são o desenvolvimento da afeição e da autoconfiança.

Além de todos esses benefícios, a música também é uma atividade de lazer que você pode incluir na sua rotina escolar.

LEIA TAMBÉM: Como atingir o estado de Flow durante os estudos?

Melodias que nos envolvem

O processo de aprendizagem para tocar instrumentos musicais envolve melodias de diferentes estilos, ritmos, cifras e letras. Uma das principais habilidades para se sair bem nessa atividade é a concentração.

Percepção espacial

A ação de tocar um instrumento envolve todo o nosso corpo, e cada parte tem a sua função. Realizar movimentos distintos ao mesmo tempo, exige muito raciocínio e uma boa memória.

Mas fique tranquilo, tudo isso é possível de ser aprendido por meio da prática e do empenho nos estudos.

Estimulo para a curiosidade

Entrar em contato com um estilo musical é estar, direta ou indiretamente, em contato com a história de uma cultura.

Muitas vezes, a letra da música conta sobre o momento em que foi criada, momento esse que entrou para os livros de história que vemos em sala de aula (Segunda Guerra Mundial, Regimes Militares e disputas por territórios, por exemplo).

Experimente conhecer os diferentes estilos, quanto mais entrar em contato com esse mundo diverso da música, mais repertório você terá. Pesquise sobre eles e entenda o ano em que surgiram, os principais precursores e seu país de origem.

Algumas ideias: samba, Música Popular Brasileira (MPB), pop, indie, folk, medieval, rock, heavy metal, música clássica e indie rock.

Mas, por onde começar?

Aprender sobre instrumentos musicais pode parecer desafiador em um primeiro momento, mas existem diversas ferramentas para ajudar em cada etapa de aprendizagem.

A melhor maneira de iniciar essa jornada é entender mais sobre as notas musicais, os tons, a importância de cada instrumento em uma composição musical.

Escala musical

A escala musical estará presente em cada parte desse estudo. Basicamente, essa escala se refere à sequência de tons de cada composição musical. Cada um desses tons são variações do famoso: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.

Algum aplicativo que possui um sistema divertido, fácil e sem precisar pagar é o Yousician. Com ele é possível aprender qualquer instrumento, como se estivesse com um professor ao seu lado, mas de uma forma gamificada.

Cifras e letras

Para saber qual nota tocar em seu instrumento, você precisará de uma cifra. As cifras ficam localizadas acima da letra da música ou da partitura da composição musical com a intenção de indicar a próxima nota a ser executada.

Alguns sites famosos e que sempre tem as últimas músicas lançadas, são o Cifra Club, Cifras e Ultimate Guitar (com foco nas músicas internacionais).

Afinação

A afinação do seu instrumento musical também precisa estar de acordo com o estilo musical e o seu tom de voz. Cada instrumento possui as suas notas musicais padrão e cada nota possui a sua vibração.

Para deixar o seu instrumento pronto para seu horário de estudo, teste os aplicativos Afinador Cifra Club e GuitarTuna.

É, aprender um instrumento e sobre a música envolve muitas etapas e assuntos. Mas garanto essa atividade se tornará o seu momento de lazer, além de proporcionar muitos momentos divertidos nas rodas com a família e amigos!

Deixar comentário