Skip to main content

Existe um estado de consciência que pode te levar a uma “zona” de fluxo própria, além do tempo e espaço em que convivemos, estamos falando do estado de “Flow”. Ao compreender os meios de atingir esse nível, essa será a ferramenta perfeita para a sua rotina de estudos e revisão!

Mas, o que é o Flow?

Você já deve ter assistido “Soul”, a produção audiovisual da Pixar, certo? Em uma das cenas do filme, Joe, o protagonista que é musicista e toca piano, sente-se em outro mundo ao tocar as notas de Jazz em seu piano durante uma apresentação. Essa é a forma mais fácil de ilustrar a sensação que o estado de Flow proporciona em nossos momentos de maior concentração e envolvimento na atividade.

Para você que não assistiu ao filme, ou não se lembra desse momento, aqui nesse vídeo você pode ver esse momento que descrevemos.

O Flow é muito utilizado por esportistas de todo o mundo e, para atingir esse estado, é necessário estar aberto(a) às possibilidades que existem entre o desafio, suas habilidades e encontrar a zona certa entre a ansiedade e o tédio.

LEIA TAMBÉM: Métodos de estudo para aplicar em casa

Alguns passos para atingir o estado de Flow

Você deve estar se perguntando: como posso acessar essa solução que pode me ajudar em todos os meus problemas e dificuldades durante os estudos? Mas, calma. O Flow não possui um botão de liga e desliga, mas conseguimos viabilizar a constância desse estado com uma rotina alinhada ao seu dia a dia.

Desafios aliados às suas habilidades

O primeiro passo é estar consciente das suas maiores dificuldades e cada uma das suas habilidades. Para isso, se pergunte:

  1. Quais são as matérias de que mais gosto e tenho autonomia?
  2. Quanto tempo você usa para estudar e revisar os conteúdos aprendidos na semana e no semestre?
  3. Quais as áreas de conhecimento que demandam mais tempo e atenção?

Ao responder cada uma dessas questões você saberá quais são as chances de se desafiar em cada matéria com atividades avançadas.

Mindfulness, a “atenção plena”

Para além da fase de autoconhecimento, pesquise sobre o mindfulness. Essa é uma técnica de meditação que tem um único objetivo: manter a sua mente presente no aqui e agora.

Não estamos falando de um estado transcendental ou diretamente ligado a uma religião, mas sobre atender a necessidade do nosso cérebro em acalmar as suas atividades e passar alguns minutos sem interagir e sem aprofundar nos pensamentos que os habita, estando com foco total no presente.

Objetivos claros

Depois de passar cinco minutos por dia meditando e se permitindo perceber o mundo presente a sua volta, defina objetivos claros para cada matéria.

Lembra que estabelecemos algumas perguntas para compreender suas dificuldades e habilidades? Suas respostas te guiaram na definição desses objetivos!

Autofeedback

Apesar de não existir uma “fórmula mágica” para atingir o Flow, receber “feedbacks” de você mesmo durante a atividade favorece o acesso a essa “zona” além do tempo e espaço.

Um bom exemplo da prática de feedback são os videogames, que trabalham com a combinação perfeita entre: desafios (níveis de dificuldade), feedback imediato (recompensas e game over), metas claras e objetivas e experiências imersivas.

Benefícios além “da zona”

Os benefícios do estado de Flow vão além das conquistas e recompensas de um bom dia de estudos:

  • Com o autofeedback e os objetivos claros, a sensação de controle permanece após as atividades e fortalece a sua confiança;
  • A autocrítica diminui, o que, por consequência, diminui a autoconsciência;
  • A sua percepção de tempo é alterada, podendo ser dilatada ou contraída (lembra que falamos da sensação do Joe ao tocar Jazz?);
  • A própria atividade se torna a sua recompensa, assim como a experiência do videogame.

 

Gostou de saber sobre o estado de Flow, suas possibilidades e benefícios? Coloque os passos em sua rotina e perceba seus benefícios em médio e longo prazo.

Deixar comentário