Skip to main content

Chegamos ao último mês de inscrições no Programa Rise 2024 e, para te ajudar a desenvolver um projeto de impacto social de sucesso, separamos as dicas mais importantes para você escrever a sua ideia!

O que é um projeto de impacto social e como desenvolver um projeto de sucesso?

Todo projeto de impacto social tem o objetivo de gerar uma ação positiva na vida de pessoas ou de uma sociedade, para mudar a sua realidade. Esses projetos podem ser criados por indivíduos, grupos ou organizações públicas e privadas.

Como parte da inscrição no Programa Rise 2024, os alunos devem escrever um projeto de impacto social para solucionar um problema existente na sociedade em que estão inseridos, seja para a captação de recursos ou para o desenvolvimento de ações sociais.

Para isso, é preciso ter um perfil solucionador, ser dedicado, empenhado, organizado e antenado.

Público-alvo, avaliação e previsão

Após colocar a sua ideia no papel, especifique qual será a comunidade ou o grupo de pessoas. Depois se aprofunde no problema e realize pesquisas para entender as necessidades do seu público-alvo.

Nesta etapa de pesquisa é importante avaliar as viabilidades do projeto e realizar uma previsão do impacto final desejado. Cada parte deve estar bem detalhada e descrita na página de inscrição.

LEIA TAMBÉM: FAQ Rise: dúvidas frequentes sobre o Programa Rise

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS, foram desenvolvidos pela ONU durante a Agenda 2030. Os ODS servirão como um guia ou metas para o crescimento do projeto.

Além disso, destacar os objetivos que fazem parte da sua ideia aumentará a credibilidade do planejamento.

Transforme a ideia em um plano de ação

Caso seja possível, prefira realizar uma entrevista com a comunidade. Desta forma, as pessoas se tornam um agente transformador e aproximam o planejamento da realidade.

Como um meio de fortalecer as estratégias do projeto de impacto social, pense em organizações voluntárias que podem impulsionar os resultados da ação.

Ao colocar cada uma dessas dicas em prática, você conseguirá ampliar e aprofundar a sua ideia, desenvolvendo um projeto de sucesso para o Programa Rise 2024. Se você está pronto para impactar vidas, acesse o site do Rise e não perca essa oportunidade!

Deixar comentário