Skip to main content

As férias escolares são dias muito aguardados pela maioria dos estudantes. É o período de descanso que cada um aproveita de uma forma diferente. Preparamos algumas dicas para ajudar na definição do que fazer e como fazer. 

Planejamento deixará tudo mais fácil

Antes do início das férias escolares, tire um tempo do dia para planejar o período de descanso. Faça uma lista com as atividades que gostaria de realizar. Se isso inclui algum passeio ou viagem, coloque no papel os lugares aonde deseja ir. Esta simples iniciativa evita perder tempo das férias pensando no que fazer. 

Locais próximos podem ser uma excelente alternativa

Nem sempre é possível fazer uma grande viagem para aquele parque de diversão famoso. Mas ainda assim, as férias podem ser as melhores da vida se sua a escolha do lugar foi pensada para uma boa experiência. Você conhece bem o bairro ou a cidade que mora? Este é um bom momento para a visita a um ponto turístico da sua região e você pode ter uma agradável surpresa, vivendo uma aventura inesquecível pertinho da sua casa.

O clima está ajudando? Que tal atividades ao ar livre?

Férias combinam com descontração e um passeio no parque pode ser uma boa pedida. O ambiente é ideal para andar de bicicleta, fazer um piquenique, caminhar, praticar esportes, ao mesmo tempo em que você desfruta do contato com a natureza, principalmente se mora em um grande centro urbano.

Cultura e diversão podem caminhar juntos

Sabe aquele livro que você quer muito ler, mas tem adiado por conta das leituras escolares obrigatórias? Que tal transformar em uma atividade de férias? A dica também vale para a série favorita ou o filme que saiu de cartaz no cinema e você não conseguiu assistir. Neste caso, é legal fazer uma lista de possíveis títulos para facilitar sua decisão.

Estudar nas férias? Por que não?

Se você não está em época de processo seletivo, o aprendizado pode ter outro viés. Faça aulas ou workshops com temas do seu interesse. Por exemplo, esporte, arte, música, culinária ou qualquer outra que seja prazerosa, te faça relaxar e ainda renderá uma boa história para contar na volta à escola.

LEIA TAMBÉM: 5 filmes sobre intercâmbio e viagens ao redor do mundo

E algo em família?

Se você é do time dos que não tem uma viagem planejada e vai ficar em casa, que tal pensar em atividades com a família? O passeio no parque pode virar um programa familiar. Jogo de tabuleiro ou uma noite de cinema no sofá da sala podem resultar em momentos agradáveis de diversão sem sair na rua. 

Autocuidado na programação de férias escolares

Tire um tempo para fazer algo relaxante. Um dia de spa sozinho ou com amigos, meditar ou simplesmente tirar aquele cochilo no meio do dia que você não consegue em período escolar por estar muito envolvido com as tarefas da rotina.

Independentemente da atividade, o importante é ter em mente que as férias escolares precisam ser um momento para se desconectar da rotina diária e se permitir aproveitar a vida de maneira diferente. Isso vai te ajudar a recarregar as energias e voltar com mais disposição para a escola. 

Deixar comentário