Skip to main content

Estudar é uma atividade que requer dedicação e, muitas vezes, demanda a maior parte do dia. As horas parecem escassas e as responsabilidades são inúmeras. Nesse cenário, você pode até achar estranho, mas é preciso tirar um tempo para não fazer nada. Desacelerar as atividades do dia a dia, o famoso “para tudo”, é uma habilidade valiosa que pode trazer benefícios surpreendentes para o seu bem-estar e desempenho acadêmico.

Saiba melhor como a prática de não fazer nada não é um incentivo à preguiça

Renovar o ânimo

A sobrecarga de tarefas e compromissos com prazos apertados nos leva a níveis de esgotamento quase que diariamente. Momentos para relaxar como ler um livro que não esteja no  cronograma de estudos, assistir a um filme, ouvir música ou simplesmente sentar e contemplar a paisagem vão renovar seu ânimo. Ao contrário do que muitos pensam, não fazer nada não é sinônimo de procrastinação, mas sim de autocuidado, quando você reserva um tempo para descansar sua mente.

Ócio criativo

O termo é o título de um dos livros do sociólogo italiano, Domenico De Masi. Ele defende o equilíbrio entre as funções do indivíduo na sociedade, incluindo a prática de desacelerar as atividades e não fazer nada. Na teoria do autor, isso torna as pessoas mais criativas, pois as permite esvaziar a mente.

LEIA TAMBÉM: Os benefícios de desenvolver a criatividade com arte

Notas melhores

O descanso para o cérebro, com o exercício de não fazer nada, pode melhorar a concentração e, consequentemente, o desempenho acadêmico, resultando em notas melhores pela capacidade aprimorada de raciocínio. Isso porque a pressão por estar ocupado o tempo todo, leva à fadiga mental e estresse, prejudicando a execução das tarefas diárias. 

Autoconhecimento

Você já parou para ouvir seus pensamentos? Quantas vezes por semana você dá crédito aos seus sentimentos? Esta reconexão interna tem sido prejudicada pelo mundo hiperconectado tecnologicamente e pelas demandas externas. Não fazer nada é o momento que você reserva um tempo para o silêncio e a introspecção, que ajuda a  sua conexão consigo mesmo, melhora a clareza mental e rende um valioso exercício de autoconhecimento.

Que tal reservar um tempo para desacelerar as atividades e não fazer nada? Você pode colher bons frutos. 

Deixar comentário