Skip to main content

Nádia é a mais nova embaixadora do Ismart, na cidade de São Paulo. Mas o contato com o Instituto vem de muitos anos. A professora de matemática, da EMEF Heitor de Andrade e da Escola Estadual Calhim Manoel Abud, divulga o processo seletivo e indica alunos para o Ismart desde 2008.

Todo o esforço e dedicação de Nádia foram reconhecidos mais uma vez no 12° Encontro de Educadores da Rede Pública, evento no qual a professora participou pela décima vez. (Veja as fotos do evento)

“Participo do evento dos educadores desde 2009, mas fui surpreendida com a premiação desse ano. Fiquei bastante emocionada. ” Nádia ganhou mais uma corujinha, dessa vez a de ouro e se tornou professora-embaixadora – representante oficial das nossas crenças no grupo de educadores.

O Início

A história da educadora com o Ismart começou através de um aluno interessado no processo seletivo que foi procurá-la. Como nunca tinha ouvido falar, logo buscou informações com os professores da escola e no site do Ismart.

“Quando entendi a proposta, imediatamente lembrei-me de vários alunos da escola estadual que possuíam um grande potencial de aprendizagem e poderiam se enquadrar no perfil Ismart. ”

Já no primeiro ano, ela indicou cinco candidatos: um não conseguiu realizar a Prova Presencial e os outros três alunos foram aprovados no processo seletivo para os projetos presenciais. Já naquele ano, recebeu a corujinha de bronze pelo seu engajamento e excelente desempenho na indicação de alunos e, assim, pode conhecer mais de perto o projeto.

Com o sucesso das indicações, Nádia aproveitou uma reunião de professores para explicar sobre o Ismart e pedir apoio dos colegas na identificação de jovens talentos. Além disso, convocou uma reunião com os pais dos alunos do 7° e do 9° ano do ensino fundamental – o que se tornaria uma prática até os dias de hoje – com o objetivo de apresentar o projeto e conseguir a autorização para as inscrições do próximo processo seletivo.

Rotina
A professora observa os estudantes desde que chegam a escola, no sexto ano.

“Normalmente fazemos uma seleção de candidatos no conselho de classe e confirmamos depois para realizar as indicações. ”

Depois de selecionados, Nádia realiza uma reunião com os candidatos e seus responsáveis para explicar melhor sobre o projeto e o processo seletivo. Nesses encontros sempre estão presentes ao menos um pai e um aluno Ismart.

Os próprios bolsistas Ismart, que já passaram por essa fase, participam da reunião a fim de contarem suas experiências no projeto e assim, dão crédito as palavras da professora.

Além disso, a professora se coloca à disposição para ajudar no que for preciso durante o processo seletivo e depois dele. “Normalmente deixo com os pais meu e-mail pessoal e o site do Ismart para esclarecimento de dúvidas.” Aos alunos aprovados, Nádia conta que se sente responsável pelo seu sucesso e procura acolhê-los em suas dificuldades e incertezas, ajudando-os a passar de forma mais leve por esse período de adaptação a uma nova escola e rotina.

“Tenho mais ou menos 11 anos indicando alunos para o Ismart. Eu vejo as crianças mudando suas vidas, a sua forma de enxergar o mundo, de se inserir e as famílias também eu vejo mudança. Eu vejo o quanto eles foram transformados. Eles falam coisas que eu nunca pensei e isso é uma coisa muito bacana!”

+ CONHEÇA O PROGRAMA ‘DEIXE SUA MARCA’

+ LEIA O PERFIL DO EMBAIXADOR RENATO AGUIAR

+ LEIA O PERFIL DA EMBAIXADORA CÉLIA SEVILHA

+ LEIA O PERFIL DA EMBAIXADORA ROSÁLIA OLIVEIRA

+ LEIA O PERFIL DA EMBAIXADORA ANDREIA TULON

+ LEIA O PERFIL DO EMBAIXADOR LUIS CARLOS GOMES

+ LEIA O PERFIL DA EMBAIXADORA ROSANE FERRIRA