Skip to main content

Se você acredita que conhecimento nunca é demais ou que nunca é tarde demais para aprender, vai adorar o conceito de Lifelong learning! Neste texto, você saberá o que é e compreenderá de que maneira estimular seus filhos, alunos ou jovens que convivem com você a irem além nos estudos.

O que é lifelong learning?

A expressão em inglês pode ser traduzida como “aprendizado ao longo da vida”, no português. Seu conceito defende a ideia de educação continuada, a fim de que o conhecimento seja contínuo, mesmo depois de concluir a escola, faculdade ou um curso, o lifelong learning prega que o indivíduo deva continuar sua jornada de estudo. Mas atenção, isso não se limita necessariamente à aquisição de certificados e diplomas. 

Sabemos, sim, que estes são importantes, porém o aprendizado ao longo da vida também inclui o desenvolvimento de outras competências, como música, prática de esportes, um idioma ou habilidades sociais (por exemplo, buscar entender melhor as outras pessoas para saber lidar com elas). O importante é nunca ficar parado!

VEJA TAMBÉM: O que é educação 4.0 e como aplicar os seus conceitos?

Qual é a importância do lifelong learning?

A postura de aprendizagem contínua estimula que nos mantenhamos atualizados, uma característica essencial no mercado de trabalho, ainda mais nos tempos atuais em que o mundo está cada vez mais digitalizado com o surgimento de novas tecnologias. Também melhoramos nossa habilidade de inovar e de nos adaptar às diferentes situações, atributos muito buscados por empregadores.

Mas não é apenas no campo profissional que o lifelong learning apresenta benefícios. Na vida pessoal, o conceito nos prova que nunca estamos velhos demais para começar a aprender algo novo. Além disso, exercitamos constantemente o cérebro, impulsionando a boa memória, a criatividade e o envelhecimento saudável.

Como colocar lifelong learning em prática? Conheça seus pilares

Para entender bem o que é lifelong learning, é preciso compreender seus quatro pilares. Vamos a eles!

  1. Aprender a conhecer

Adquirir conhecimento parte do interesse do estudante. A etapa inicial, portanto, consiste em despertar a curiosidade sobre certo tema e estudá-lo de forma questionadora, com pensamento crítico ou lógico. Dessa forma, aprender será um prazer ao invés de uma obrigação. 

Ao tratar de crianças e adolescentes, seus familiares e professores podem buscar entender quais assuntos agradam e guiá-los na jornada de sua compreensão.

  1. Aprender a fazer

O aprendizado se torna mais efetivo quando ultrapassamos a teoria e o colocamos em prática. É por meio da vivência que absorvemos o que estudamos e fazemos com que uma habilidade se transforme em um hábito.

  1. Aprender a conviver

Neste pilar do lifelong learning, percebemos que o conhecimento vai além das experiências pessoais: ele envolve o relacionamento com os outros. Aprimoramos nossas competências também ao observar como elas afetam o próximo e ao receber feedbacks e críticas construtivas.

  1. Aprender a ser

Este pilar implica a ideia de que cada um é responsável pela sua própria jornada de conhecimento. Mesmo que recebamos ajuda de outras pessoas, como professores, familiares ou colegas, a disposição para aprender parte de nós, bem como a regularidade no processo. A autonomia e a criação de uma rotina são fundamentais para a aprendizagem contínua.

LEIA TAMBÉM: Como projetos educacionais podem mudar a vida dos jovens

Que tal transformar vidas por meio da educação?

Gostou de saber o que é lifelong learning? Agora você já tem as ferramentas para seguir essa postura e, mais do que isso, estimular que crianças e adolescentes entendam a importância do aprendizado ao longo da vida, esforçando-se nos estudos desde cedo. Para mais dicas de educação, confira o portal do Ismart!

Deixar comentário