Skip to main content

Em um conteúdo recente de nosso blog, falamos sobre as síndromes da era digital, de um mundo submerso nas redes sociais, e seus impactos em nossa saúde mental e na relação com amigos e familiares.

Com as férias chegando, como aproveitar os momentos de descanso, reduzir os efeitos das redes e estabelecer uma rotina com menor dependência dos dispositivos móveis?

Detox digital na prática

Os aplicativos e as redes sociais que acessamos em nossos celulares são projetados para nos manter o maior tempo possível no sistema.

O visual que conforta os nossos olhos, um feed (linha do tempo) infinito que desperta a nossa curiosidade e propagandas que acompanham o nosso comportamento de pesquisa nos sites de busca.

Como não passar tanto tempo em um aparelho que sabe exatamente do que precisamos? E como controlar a ansiedade que toma conta de nossa mente ao pensar em perder as últimas notícias ou os stories postados no Instagram daquele influencer que tanto amamos?

A resposta para essa pergunta está na construção de uma rotina e da inclusão de hábitos que limitam o tempo de uso dos eletrônicos.

LEIA TAMBÉM: FOMO, FOBO e JOMO: as síndromes da era digital

Autoavaliação tecnológica

Você já parou para pensar em:

  • Quantas vezes, por dia, você pega o seu celular para checar as notificações?
  • Ou quanto tempo passa no celular por semana?
  • Notou alguma mudança no seu comportamento, seja positiva ou negativa, com o constante uso do celular?
  • Tem se sentido mais cansado ou cansada? Com a memória fraca?

Com essas perguntas você conseguirá entender melhor qual é a sua relação com seu celular e seus efeitos no dia a dia.

Aplicativos de monitoramento

Existem aplicativos (apps) que nos mostram o tempo exato que passamos em cada aplicativo, ranqueando do maior consumo ao menor.

Além dos gráficos de uso, outros apps possibilitam a limitação de uso. Algumas indicações são OFFTIME, Bem-estar Digital e StayFree.

Atividades que beneficiam

Com a construção da sua nova relação com seu celular, como você gostaria de preencher o tempo fora das redes sociais?

Crie uma lista com atividades, hobbies e momentos de lazer que você gostaria de adicionar na agenda, entre um estudo e outro. Pense em atividades que tragam o descanso ou que exercitem a sua criatividade.

Celebre as pequenas conquistas

Celebrar as conquistas de cada dia é uma maneira de reforçar positivamente o seu bom desempenho. E para se parabenizar, que tal escrever uma breve carta, mensagem ou e-mail para o seu eu do futuro?

Como um complemento das atividades e desses momentos de comemoração, comece a relatar seus sentimentos, pensamentos e percepções em um diário, assim você poderá rever o seu histórico durante a jornada.

Por isso, aluno, não deixe que a tecnologia atrapalhe a sua jornada de estudos. As redes sociais podem ser boas ferramentas para momentos de distração se forem bem utilizadas. Acrescente no seu dia a dia a prática do “detox digital” e note os efeitos positivos em seu corpo e na sua saúde mental!

Deixar comentário